Inglaterra e Alemanha empatam sem gols no estádio de Wembley

Em outro amistoso, a França bate País de Gales; Portugal jogou sem o maior astro e venceu

10/11/2017 - 21:47 - Atualizado em 10/11/2017 - 21:57

Mesmo desfalcada de vários titulares - sete ao todo, incluindo os atacantes Harry Kane e Dele Alli, ambos do Tottenham -, a seleção da Inglaterra ficou no empate sem gols com a Alemanha, nesta sexta-feira (10), em amistoso realizado no estádio de Wembley, em Londres. Contra os atuais campeões do mundo, os ingleses mostraram força e poderiam ter vencido. Mas também contaram com a segurança do goleiro Pickford, que fez defesas difíceis durante a partida.

Nesta terça-feira, será a vez da Inglaterra enfrentar o Brasil, novamente no estádio de Wembley. Depois de comandar a seleção na vitória sobre o Japão por 3 a 1, em Lille, no norte da França, o técnico Tite viajou em seguida para Londres e pôde assistir ao amistoso entre ingleses e alemães.

Com o resultado, a seleção da Alemanha chegou a 20 jogos sem perder, tanto que fechou as Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2018 com 100% de aproveitamento em 10 partidas. Seu último revés foi na semifinal da Eurocopa de 2016, quando caiu para a anfitriã França. Curiosamente, ela será a rival nesta terça-feira em amistoso que será realizado na cidade de Colônia.

Antes de encarar a Alemanha, os franceses enfrentaram nesta sexta-feira a seleção de País de Gales, no Stade de France, em Saint-Dennis (nos arredores de Paris). Com autoridade, a equipe da casa ganhou por 2 a 0 - com gols de seus atacantes Antoine Griezmann, aos 18 minutos do primeiro tempo, e Olivier Giroud, aos 26 da segunda etapa.

O amistoso desta sexta-feira que teve mais emoção foi entre Bélgica e México, em Bruxelas. As duas seleções garantidas no Mundial de 2018, na Rússia, mostraram bom poder ofensivo e ficaram no empate por 3 a 3. Eden Hazard abriu o placar para os mandantes, mas Guardado empatou para os visitantes, em cobrança de pênalti, ainda antes do intervalo. No segundo tempo, o centroavante belga Romelu Lukaku e o meia mexicano Hirving Lozano marcaram dois gols cada para decretar a igualdade.

Bem menos movimentado foi o empate sem gols entre Polônia e Uruguai, em Varsóvia. As duas seleções jogaram sem seus principais atacantes - Robert Lewandowski e Luis Suárez, respectivamente - e o uruguaio Edinson Cavani pouco pôde fazer contra a eficiente defesa polonesa.

Ainda nesta sexta-feira, em outros amistosos, a Ucrânia derrotou em casa a Eslováquia por 2 a 1, a Geórgia bateu o Chipre por 1 a 0 como mandante e o Haiti, como visitante, ganhou dos Emirados Árabes Unidos por a 1 0.

Portugal

Em sua primeira partida após garantir a classificação à Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia, a seleção de Portugal jogou sem seu maior astro. Poupado pelo técnico Fernando Santos, o atacante Cristiano Ronaldo nem foi convocado para os dois amistosos deste mês. E não fez falta. Em Vizeu, os portugueses receberam a Arábia Saudita, outro país no Mundial, e venceram com tranquilidade por 3 a 0.

O grande destaque da partida foi, por coincidência, o jogador que vestiu a camisa de número 7 que pertence ao craque do Real Madrid. Gonçalo Guedes, emprestado pelo Paris Saint-Germain ao Valencia e um dos destaques da equipe que está em segundo lugar no Campeonato Espanhol, fez um gol e deu uma assistência contra a seleção árabe que é comandada pelo técnico argentino Edgardo Bauza, ex-São Paulo.

No primeiro tempo, aos 32 minutos, o atacante de 20 anos, após jogada pela ponta, Gonçalo Guedes cruzou para Manuel Fernandes, de perna esquerda, marcar o primeiro gol dos portugueses. Depois do intervalo, aos sete minutos, o jogador do Valencia fez o seu ao completar um cruzamento de Ricardo Pereira. No final, já nos acréscimos, João Mário anotou o terceiro.

O amistoso desta sexta-feira teve a presença de quase 7 mil torcedores, que lotaram o estádio do Fontelo, em Viseu. Toda a renda foi revertida a favor das vítimas dos incêndios que atingiram a região central de Portugal recentemente. Na próxima terça-feira, a atual campeã da Eurocopa enfrentará os Estados Unidos na cidade de Leiria.

Além da vitória de Senegal sobre a África do Sul por 2 a 0, fora de casa, que classificou os senegaleses ao Mundial da Rússia, as Eliminatórias Africanas tiveram mais um jogo nesta sexta-feira. Pelo Grupo B, a Nigéria, garantida antecipadamente na Copa, viajou para enfrentar a Argélia e ficou no empate por 1 a 1, pela sexta e última rodada.

Assim, os nigerianos encerram as Eliminatórias com 14 pontos em seis partidas. Foram quatro vitórias e dois empates contra Argélia, Camarões e Zâmbia. Os argelinos, que participaram do Mundial de 2014, no Brasil, desta vez ficaram na lanterna com apenas dois pontos.

Veja Mais