Ana Marcela é ouro na maratona aquática de 10 km no Troféu Brasil

Nadadora superou a holandesa Sharon Van Rouwendaal, que também representou a Unisanta

16/04/2018 - 11:23 - Atualizado em 16/04/2018 - 11:58

Ana Marcela foi ouro na maratona aquática (Foto: Divulgação)

A natação da Unisanta começou o Troféu Brasil - Maria Lenk com bons resultados. Na maratona aquática de 10 km, Ana Marcela Cunha e a holandesa Sharon Van Rouwendaal fizeram dobradinha no pódio, em primeiro e segundo lugar, respectivamente. O nadador Victor Colonese (1h57m58s) garantiu a prata e Henrique Figueirinha (1h58m03s) chegou em quarto lugar e completou a participação dos quatro atletas cecilianos na prova. 

A competição foi realizada ontem, na Praia de Copacabana, mesmo percurso dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e teve a participação de 49 atletas, que representaram 14 clubes. 

A prova no mar serviu como seletiva para três competições do ano: Jogos Sul-Americanos ODESUR, Pan-Pacific e Campeonato Sul-Americano Absoluto. Ana Marcela, Colonese e Figueirinha estão com as vagas garantidas.

“É um percurso que eu já conhecia, por isso, fiquei muito feliz pela minha estratégia diferente. Vi que abri uma distância boa (cerca de 100 metros) e continuei forte o ritmo para conseguir manter. É uma estratégia que já fiz em copas do mundo e com o mar mexido, eu gosto. Hoje também não tinha sol e teve chuva. Foi a prova perfeita para mim”, analisou Ana Marcela. 

Mau tempo

A prova, prevista para às 9 horas, atrasou quase uma hora por conta do mau tempo. “Não foi fácil, pois o mar estava bastante agitado, com correnteza e mudança de temperatura. Mas ficar em segundo e classificar para outras duas competições importantes foi muito bom para a nossa equipe, que começou a competição com boas medalhas e pontos”, explicou Colonese. 

A competição marcou a estreia da dupla Ana Marcela, tricampeã mundial de maratona aquática, e da campeã olímpica Rio 2016, Sharon juntas na mesma equipe. Ambas ainda disputam as provas de longa distância no Parque Aquático Maria Lenk. Hoje, acontece o congresso técnico. A partir de amanhã seguem as disputas, que terminam no sábado. 

Retrospecto

Em 2017, a Unisanta terminou a competição com 36 medalhas: 18 ouros, oito pratas e dez bronzes – e no Top 3 da classificação geral, com 1.912 pontos. A equipe santista destaca-se por ser a melhor instituição de ensino da natação brasileira. Nesta edição do Troféu Brasil - Maria Lenk, a universidade é representada por 29 atletas em 91 provas.

Veja Mais