Site do TSE tem simulador de urna eletrônica; veja como usar ferramenta

Com a tecnologia, eleitor pode ''treinar'' seu voto para que o processo seja mais rápido no dia do pleito

28/08/2018 - 11:00 - Atualizado em 28/08/2018 - 16:26

Ferramenta auxilia eleitor a como usar corretamente a
urna eletrônica (Foto: Divulgação)

O site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu um simulador que auxilia os eleitores sobre como utilizar a urna eletrônica corretamente, para que no dia das eleições (7 de outubro) o público possa indicar seus candidatos de maneira rápida e fácil.

> Acesse a ferramenta

A iniciativa apresenta simulações para todas os cargos em disputa neste ano: presidente da República, governador, senadores (neste ano devem ser escolhidos dois candidatos), deputados estadual e federal.

A opção vale para os eleitores de todos os estados do País, do Distrito Federal e, também, para brasileiros que estão no exterior.

Ao entrar no site do TSE, o eleitor deve clicar em "Eleitores e eleições", na parte superior da página. Depois, escolher a opção "Urna eletrônica".

Em seguida, é preciso clicar em "Simulador de votação", indicar o ano de 2018 e, depois, acessar "Simule uma votação no Primeiro Turno".

Quando abrir a guia, o site dá três opções para o usuário: "Eleição 2018 - Brasil"; "Eleição 2018 - Distrito Federal" e "Eleição 2018 - Exterior". Basta clicar em uma delas e começar e começar a simulação.  

Simulador de votação está disponível  no site do TSE (Foto: Reprodução)

Independentemente das opções escolhidas, uma "urna" digital aparece na tela. A ferramenta apresenta candidatos fictícios. Basta clicar nos números do seu "político" favorito e selecionar o botão verde para confirmar o voto.

Caso queira corrigir a escolha e fazer outra, é preciso clicar no botão laranja "Corrige". Para votar branco, o eleitor seleciona o botão da cor correspondente. E, para votar nulo, é só digitar um número que não aparece na simulação e clicar no verde.

Também é possível simular as eleições para o segundo turno clicando em "Simulador de votação" e em "Simule uma votação no Segundo Turno". A diferença é que apenas os cargos à Presidência e para governador aparecem.

Por fim, caso o eleitor queira realizar o processo novamente, deve clicar no link "Nova simulação".

Veja Mais