Regras para pedir aposentadoria mudam a partir desta segunda-feira

Solicitação passa a ser possível apenas pela internet. Na Baixada Santista, são feitas, em média, 2,7 mil solicitações de aposentadoria por idade

21/05/2018 - 07:29 - Atualizado em 21/05/2018 - 07:29

A partir desta segunda-feira (21), quem quiser pedir aposentadoria por idade só poderá fazer a solicitação pela internet ou pelo telefone 135. Portanto, não haverá mais a necessidade de ir a uma agência do INSS. 

Na Baixada Santista, são feitas, em média, 2,7 mil solicitações de aposentadoria por idade e o tempo médio pra ser atendido, na maioria das agências, não ultrapassa um mês. Mas há locais, como Mongaguá, em que a espera é de quase seis meses. A medida também valerá para o salário-maternidade. De acordo com o INSS, a alteração foi adotada para facilitar a vida do segurado.

O benefício será concedido de forma automática, se as informações do trabalhador estiverem corretas no sistema da Previdência, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

Se houver problemas no cadastro, o INSS convocará a pessoa para comparecer a um posto e regularizar as informações. A data de concessão do benefício será a do dia do pedido e os atrasados começam a ser contados após essa data. Quem quiser ter a certeza de que a bolada da aposentadoria foi calculada corretamente terá de pedir a carta de concessão. Vale lembrar que o INSS tem um prazo legal para dizer se o benefício foi ou não aprovado. Se não cumprir, o segurado pode até buscar seus direitos na Justiça. 

Serviços

Atualmente, o segurado que cumpre as regras para o benefício recebe em casa uma carta com a liberação da grana e, se tiver interesse, aceita. Com a novidade, o INSS diz que manterá este serviço. E, a partir de quinta-feira, vários serviços que antes eram realizados só no atendimento sem hora marcada agora serão feitos com dia e horário agendados, bastando fazer a solicitação pela internet ou pelo telefone 135.

Veja Mais