Liderança dos supermercados se concentra em duas redes

Carrefour e Pão de Açúcar dominam ranking de vendas da Abras

20/03/2018 - 19:46 - Atualizado em 20/03/2018 - 20:14

Carrefour e Pão de Açúcar fecharam o ano passado quase empatados em primeiro lugar no ranking de vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).  O líder é o Carrefour, com faturamento bruto de R$49,653 bilhões,com alta de 7,2% sobre 2016. Já o Pão de Açúcar cresceu mais, 7,7%, e atingiu R$ 48,439 bilhões.

Entre os grandes, os únicos que perderam fôlego foram o americano Walmart e o chileno Cencosud. O Walmart, que aspirava seguir os passos da matriz e dominar o mercado brasileiro, registrou R$ 28,2 bilhões, com queda de 4,2%.Já o Cencosud encerrou o ano passado com R$ 8,5 bilhões, um recuo maior ainda, de 5,2%

A liderança do Carrefour e Pão de Açúcar e as dificuldades do Walmart têm o mesmo fator, segundo analistas: o avanço do atacarejo. 

Esse formato é de atacadista com cara de varejo, mas sem serviços e de baixo custo. O investimento em franquias de lojas de bairro ajudaram a somar vendas. Mas o Walmart não entrou no atacarejo, que se expandiu na crise e com a necessidade de economizar.

No mercado, já se sabe que os americanos buscam um parceiro no Brasil.

No caso do Cencosud, os chilenos estão ainda se acostumando ao País, após comprarem o GBarbosa no Nordeste, o Bretas em Minas Gerais e o Prezunic no Rio de Janeiro, entre outros supermercados.

Veja Mais