Cupom de desconto do Burger King é golpe no WhatsApp

Uma mensagem que circula no aplicativo vem acompanhada de um link malicioso

03/01/2018 - 16:40 - Atualizado em 03/01/2018 - 16:42

Um novo golpe começou a se propagar pelo WhatsApp, desta vez envolvendo a rede de lanches Burger King. Os usuários do aplicativo recebem uma mensagem oferecendo um suposto cupom de R$ 50  de desconto nas lojas da rede, junto com um link no qual deve ser feito um cadastro. A empresa informou que a promoção é falsa.

O esquema do golpe é semelhante a outros que circulam no aplicativo. A vítima é induzida a clicar em um link malicioso que se parece com a URL da empresa. Assim, ela acaba sendo direcionada a um site falso, onde deve oferecer algumas informações pessoais. A mensagem ainda apressa os usuários, afirmando que a promoção “está acabando”.

As orientações da empresa de segurança Psafe para usuários de aplicativos de mensagens é desconfiar de qualquer promessa exagerada. É preciso checar sempre se a promoção é válida, preferencialmente entrando em contato com a empresa ou órgão do governo envolvido.

Também é recomendável que o usuário mantenha em seu celular um software de segurança com a função antiphishing, capaz de analisar todas as ameaças existentes no ambiente on-line.

Para quem já clicou no link, a orientação é entrar em contato com a operadora de celular para cancelar qualquer serviço de SMS pago que o hacker possa ter contratado, passar um antivírus no celular e remover a permissão de notificações do Chrome para não receber novas mensagens de golpe pelo telefone.

Veja Mais