'Ser feliz é uma escolha', diz Helena Fraga em 50 poemas

Empresária reúne versos que refletem diferentes momentos de sua vida

05/12/2017 - 10:48 - Atualizado em 06/12/2017 - 14:25

Helena Fraga fez seu primeiro livro para o pai, que
completava 70 anos (Foto: Rogério Soares/AT)

"Às vezes me pergunto...

Será que é bom ser uma eterna buscadora?

Deve existir um motivo para nascer assim...

Está tão arraigado que hoje em dia virou automático...

Mas percebo que o melhor de buscar

é que a sintonia com Deus passa a ser sutil...

As coisas vão acontecendo na medida exata em que estou preparada para elas...

Viver, com ou sem buscar, é bom demais...

Ser feliz é uma escolha!

"Ser feliz" está na página 12 do pequeno livro que Helena Fraga lança nesta quarta (6), às 18 horas, no Centro Cultural Português (Avenida Ana Costa, 290, Santos). Pequeno como são quase todos os outros 50 que compõem o "Ser feliz é uma escolha", em que Helena reúne pensamentos que foram se acumulando ao longo da vida, e que tratam de amor, amizade, sonhos, saudade, a passagem do tempo, as tempestades, as mudanças necessárias. 

Cinquenta, aliás, é um número emblemático para essa jornalista, ex-professora infantil e empresária. “Quando fiz 50, me dei conta de que ficava procurando coisas, detalhes pra ser infeliz. Aí comecei a fazer um caminho de volta para mim mesma, e percebi que ser feliz não tem nada a ver com dinheiro, com bens materiais, com estar momentaneamente triste. Ser feliz é algo que vem de dentro”, diz Helena, que ficou viúva do “grande amor da sua vida”, como diz, aos 32 anos.

Livros pessoais

Mãe de João, 22 anos, e Ana, 18, ambos adotivos, Helena começou desde pequena a registrar em textos e poemas seus sentimentos. A experiência em publicar livros nasceu quase que como uma brincadeira, quando o pai completou 70 anos, e ela resolveu presenteá-lo e aos convidados da festa com um livro que contava a história dele desde que chegou de Portugal. “Só que essa decisão veio 15 dias antes da data, e foi uma loucura”, lembra.

Depois escreveu o da mãe, escreveu outros tantos de histórias infantis para os filhos e ainda o livro "Solua", em parceria com a amiga jornalista Tereza Cristina Tesser, a Tecris.

E ser feliz é mesmo uma questão de escolha, Helena? “Sim, porque tudo depende de como você enxerga os problemas. Eu também tenho os meus, tenho minhas neuras, faço terapia e me sinto em um processo de mudanças, mas repensando tudo que já vivi, percebo que a minha história não é feia, não tenho motivos pra ser infeliz. Hoje me sinto muito mais leve”.

Desse processo fizeram parte algumas mudanças de postura, como descartar hábitos e pessoas que nada acrescentavam e que, pelo contrário, só eram mais motivos de aborrecimento. “As coisas que me deixavam mal humorada e aborrecida eu larguei de mão. Tenho meus dias de estresse, tenho sim, mas que não interferem mais na minha essência como acontecia antigamente”, diz Helena, que se divide entre a administração da loja da família em São Vicente e a educação dos dois filhos. 

Poetando

Além dos livros em tiragem pequena e apenas para presentear a família, Helena Fraga já acumula alguma experiência com poemas. Em 1996, criou o www.poetando.com.br, onde publica seus textos até hoje. O site também é um reflexo da filosofia de Helena: é leve. Ali, o internauta encontra mensagens, poesias, dicas de outros sites, meditação e imagens.


Outro lançamento
Além de Helena Fraga, a poeta Carmem Cenira também lança seu livro de poemas, nesta quarta (6), entre 17h e 20h30, na OAB Santos (Praça José Bonifácio, 55, Centro Histórico). Apesar da vida dividida entre processos, audiências e sapatos apertados, a advogada e poeta Carmem Cenira conseguiu extrair poesia do cotidiano e reuniu seus versos no livro "Sonhar é Preciso". O evento de lançamento tem a participação de convidados como a rapper Gabitopia e a escritora Madeneine Alves e apresentação musical de Leonardo Carlos. 

Veja Mais