Rio Santos Bossa Fest traz maratona de boa música para Santos; veja programação

Cidade será sede da terceira edição do evento, a partir do próximo dia 19

06/01/2018 - 09:17 - Atualizado em 06/01/2018 - 09:18

No ano em que completa 60 anos de existência, a bossa nova ganhará uma homenagem e tanto em Santos. Em sua terceira edição, o festival Rio Santos Bossa Fest promete uma programação ininterrupta entre o próximo dia 19 e 2 de fevereiro. Shows, exposições, bate-papos e exibições de filmes compõem a grade do evento. Nas duas primeiras edições, o evento teve apenas quatro dias, mas com uma participação maior de artistas do Rio de Janeiro.

“Tivemos que usar a criatividade para conseguir preparar um festival grandioso como esse. Apesar de termos menos artistas do Rio, conseguimos ampliar a participação dos músicos da região, envolvemos ainda mais os projetos sociais e aumentamos de forma considerável o número de dias”, comenta o produtor e idealizador do evento, Cássio Laranja.

Entre os nomes de destaque nacional estão Danilo Caymmi, Quarteto do Rio e Paulo Costta, que no aniversário de 50 anos da bossa nova foi nomeado como embaixador do gênero na Europa.

“No Dia Municipal e Nacional da bossa nova (25), contaremos com dois dos principais shows do festival: Danilo Caymmi e Quarteto do Rio. O Danilo Caymmi cantando Tom Jobim (Teatro do Sesc) é um espetáculo e tanto. Ele lançou esse disco no ano passado e agora vem a Santos para homenagear o nosso maestro”, acrescenta Laranja.

No disco Danilo Caymmi canta Tom Jobim, o músico faz releituras bem próprias de clássicos como Ela é Carioca, Bonita, Chora Coração e Tema de Amor de Gabriela.

A outra apresentação agendada para o Dia Municipal da Bossa Nova, também no Teatro do Sesc, é do Quarteto do Rio, um dos principais da última edição. “O público pediu pelo retorno deles. É muito especial ver essa ligação deles com Santos. Eu fui um dos primeiros a buscá-los depois que passaram a usar esse nome”, comenta o produtor, ao lembrar que, com a morte de Severino Filho, aos 88 anos, em 2016, os demais integrantes foram obrigados a abandonar o nome Os Cariocas.

Sucesso na última edição, Quarteto do Rio lançará disco que gravou com Roberto Menescal (Foto: Divulgação)

E mesmo que não tenha os tributos como tema principal, o festival reserva diversas homenagens. Uma delas, inclusive, com a sobrinha do idealizador do evento, a cantora Rafaella Laranja, que estará acompanhada de um quarteto para cantar canções de Nara Leão, Wanda Sá e Elis Regina, no dia 20, às 12h, no Praiamar Shopping.

No dia seguinte, no mesmo local e horário, Newton Zago homenageará os pianistas e cantores da bossa nova, como Dick Farney, Johnny Alf e João Donato. O samba jazz também será lembrado, no dia 24, às 21h, no Teatro Coliseu, com show do Bossa Brazillis Trio, que tocará canções de Tamba Trio, Sérgio Mendes e César Camargo Mariano.

Já a cantora Didi Gomes, no dia 2 de fevereiro, a partir das 18h, cantará Elis Regina na porta da TV Tribuna, relembrando um projeto que fez muito sucesso nos últimos anos.

Celebração

O idealizador do festival conta que o grande objetivo é manter a proposta original do evento: celebrar a bossa nova. 

“Não queremos acabar com a característica do Rio Santos Bossa Fest. O próprio show da Nadja Soares, Daniel Simonian e Choro e Afins é isso. Vamos juntar a química do choro com a bossa, mas não queremos colocar uma banda de rock tocando bossa nova. Isto podemos fazer em um evento particular”.

E mesmo com uma programação já robusta, Laranja promete ampliar ainda mais o calendário. 

“Tínhamos a intenção de levar o festival para o Rio de Janeiro, colocando os nossos músicos tocando lá também, mas não foi possível. Mas ainda estamos conversando com alguns parceiros para incluir mais alguns nomes na programação”, revela.

Os parceiros, segundo o produtor, foram fundamentais para a realização da terceira edição do festival. 

“O Sesc, a Prefeitura, a Pinacoteca e a TV Tribuna foram essenciais para garantirmos essa edição”. E ele garante que já prepara o irmão do Bossa Fest. “O Rio Santos Jazz Fest já tem nomes fechados para abril. Logo vamos divulgar”.

Confira a programação:

Dia 19/1, na Pinacoteca Benedicto Calixto

19h30: Lançamento oficial do festival, com apresentação do pianista Sebastian Rot.

Dia 20/1, no Praiamar Shopping

10h: Rio Santos Street Band.

11h: Conjunto de Violões do Projeto Esculpir + Cordas Bancárias. 

11h30: Orquestra e Coral do Projeto Tocando em Frente.

12h: Rafaella Laranja Quarteto.

Dia 21/1, no Praiamar Shopping

11h: Orquestra Filarmônica Jovem da Baixada Santista. 

12h: Newton Zago & Nei Rocha.

Dia 22/1, na Pinacoteca Benedicto Calixto

19h: Bate Papo com a fotógrafa Kelly Petraglia e com o designer André Ghaoui

19h30: Vernissage das exposições fotográficas Um Olhar sobre o Rio Santos Bossa Fest e o Rio Santos Jazz Fest e Santos Bossa Nova, com apresentação do músico Sebastian Rot.

Dia 23/1, no Teatro Coliseu

19h: Paulo Costta.

21h: Tamborama Trio

Dia 24/1, no Teatro Coliseu

19h: Nadja Soares, Daniel Simonian e Choro & Afins.

21h: Bossa Brazillis Trio.

Dia 25/1, no Teatro do Sesc

19h: Danilo Caymmi

21h: Quarteto do Rio

Dia 26/1, na Pinacoteca Benedicto Calixto

15h30: Exibição do documentário Coisa Mais Linda – História e Casos da Bossa Nova, de Paulo Thiago.

18h: Bate-papo sobre a bossa nova com Cássio Laranja, produtor cultural responsável pelo Rio Santos Bossa Fest, Rio Santos Jazz Fest e Portal Digital Jazz.

19h: Show de Bruno De La Rosa: Vinicius de Moraes e a Bossa Nova.

20h30: Exibição do filme A Música segundo Tom Jobim, direção de Nelson Pereira dos Santos.

Dia 27/1, na Pinacoteca Benedicto Calixto

17h: Música ao vivo com Manu Lafer - Você já sabe?

18h30: Exibição do filme United Kingdom of Ipanema - Roberto Menescal convida Andy Summers, com participação especial de Cris Delanno. 

Dia 28/1, na Pinacoteca Benedicto Calixto 

15h30: Exibição do filme Emílio Santiago - Bossa Nova

17h: Exibição do filme Bossa Nova in Concert

18h30: Exibição do filme Marcos Valle & Stacey Kent - Live At Birdland - New York City. 

19h: Show: Fábio Luiz Salgado convida Viviane Davoglio & Lisete Capeleto.

Dia 2/2, na porta da TV Tribuna

18h: Didi Gomes Trio canta Elis.

Veja Mais