Morre a atriz e produtora teatral Ruth Escobar

Uma das responsáveis pela modernização do teatro brasileiro, ela sofria de Alzheimer e problemas financeiros

05/10/2017 - 15:55 - Atualizado em 05/10/2017 - 16:56

A atriz e diretora Ruth Escobar sofria com Alzheimer
desde 2000 (Foto: Divulgação)

Sofrendo problemas de saúde e financeiros desde o começo desta década, a atriz e produtora luso-brasileira Ruth Escobar morreu na tarde desta quinta-feira (5) aos 81 anos. A informação foi divulgada pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp). 



Maria Ruth dos Santos Escobar apresentava Mal de Alzheimer em estágio avançado (tinha sido diagnosticada em 2000). Ela morreu entre 13h30 e 14h, no Hospital 9 de Julho, na Bela Vista. O velório deverá ocorrer no teatro que leva o nome dela, que fica no mesmo bairro. 



A artista foi uma das maiores personalidades do teatro brasileiro e responsável pela sua modernização. Com o diretor Alberto D'Aversa, fundou a companhia Novo Teatro e atuou em peças escritas e ou dirigidas pelo marido, Carlos Henrique Escobar. Foi a estrela de espetáculos como "Antígone América" (1962), "Mãe Coragem e Seus Filhos", de Bertolt Brecht, em 1960, e "Males da Juventude", de Ferdinand Bruckner, em 1961.



Seus problemas financeiros foram denunciados pela filha, Patrícia Escobar, em 2011, e foram causados por uma briga de herdeiros que fez com que o patrimônio da atriz fosse bloqueado.

Veja Mais