Mais plural e próximo do público, Curta Santos tem início na sexta

Mostra completa 15 anos e a abertura será marcada por diversas atividades no Emissário Submarino

14/11/2017 - 11:24 - Atualizado em 14/11/2017 - 11:28

Troféus que são distribuídos aos melhores filmes da mostra (Foto: Divulgação)

Falta pouco para começar a 15ª edição do festival de cinema Curta Santos. A partir desta sexta-feira (17) e até o dia 23, diversos pontos de Santos e Cubatão serão ocupados com exibições de filmes, oficinas e apresentações musicais. 

A abertura do evento, com o tema "Tabu", já vem com alguns diferenciais. Terá início em um horário mais cedo que o habitual, 16h, e em um espaço mais próximo do público, o Parque Municipal Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino. Além disso, vem mais plural do que qualquer outra edição.

Entre as atrações previstas para a abertura estão aulas abertas de yoga e parkour e feira com Encontro dos Criadores (16h); intervenção artística do coletivo de hip hop Dinamick Breaks, que comemora 25 anos de existência (17h); Show da Banda Querô, em homenagem aos 15 anos do Instituto Arte no Dique (18h); Mostra internacional de videodança com a Cia Etra (18h30); Bateria da Escola de Samba União Imperial (19h30) e Quarteto de Cordas Martins Fontes: Trilhas & Temas (20h).

Além desse cardápio musical variado, que visa agradar todos os públicos, o evento de abertura já chega com força na área que mais domina, o cinema. Às 20h30, o cerimonial de abertura do evento vai anteceder a primeira sequência de exibições, que tem início às 21h30, com a Mostra 15 anos, com os filmes vencedores da primeira e das duas últimas edições do Curta Santos.

A partir das 22h30, a música volta a ser o centro das atenções da abertura do festival, mas desta vez direto no telão instalado no Emissário Submarino, com a exibição da Mostra de Videoclipe Caiçara, que teve como escolhidos os artistas regionais Silvino, Banda Pseudo, Cidadão Blindado, Fino, Ducasco, King Shock, Usrec e Autêntica.

Entre oficinas e exibições, o Curta Santos programou um bate-papo interessante para os profissionais da área de cinema. No sábado (18), às 14h, no Sesc Santos, o debate "Os novos desafios do audiovisual brasileiro" contará com as presenças de Debora Ivanov (Ancine), Giuliano Chiaradia (Set Experimenta) e Ludmilla Rossi (MKT Virtual). A mediação será de Edison Delmiro.

Dos eventos mais aguardados entre os produtores locais está a cerimônia de premiação, que acontece na quarta-feira (22), às 20h, no Cine Roxy 4, sala 1 Premium, no Gonzaga.


Vila nova

No domingo, a Praça Nagasaki, na Vila Nova, em Santos, será palco de um evento extenso, que terá início às 12h. "União Gera Transformação" contará com uma ação social com corte de cabelo gratuito, grafite (Mozão SRB), palestra com as Mães de Maio ("Contra o Terrorismo do Estado"), debates sociais na Associação dos Cortiços do Centro, intervenções artísticas dos Tambores Mágicos, Circo Periférico, exibição de kickboxing, batalha de b-boys, com o Mad Feeling Crew, além de batalha de rimas, shows musicais e de poesia, entre outras atividades.

Até quinta-feira (23), o festival terá também exibições no Cine Roxy 5, Galpão de Experimentos Culturais do Parque Anilinas (Cubatão), Cine Arte Posto 4, Vila do Teatro, prédio da antiga casa de saúde Anchieta, Cine ZN – Sala Toninho Dantas, no Centro Cultural da Zona Noroeste, Instituto Arte no Dique, UME José Bonifácio, Praça da Caixa d’Água (Morro da Vila Progresso) e Unifesp.

Para conferir todos os horários das atividades programadas, acesse o site http://curta santos.com.br.

Veja Mais