Homenagem a Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa, em Santos

Alexandre Borges e João Vasco apresentam o Poema Bar, no Teatro Municipal Brás Cubas

18/01/2018 - 11:12 - Atualizado em 18/01/2018 - 11:12

Espetáculo é uma homenagem
aos poetas (Foto: Divulgação/João Vasco)

O Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos, recebe pela primeira vez o recital de música e poesia Poema Bar, que homenageia os poetas Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa. A apresentação acontecerá no dia 1º de fevereiro, às 20h.

A montagem idealizada pelo ator Alexandre Borges, natural de Santos, e o pianista português João Vasco, completa oito anos em 2018. Sua estreia aconteceu em julho de 2011, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e, posteriormente, esteve em cartaz no teatro Bühne der Kulturen, em Colônia, na Alemanha. 

No Brasil, estreou em outubro de 2011, quando o grupo promoveu uma semana em comemoração aos 98 anos de Vinicius de Moraes, no Rio de Janeiro. No ano seguinte percorreu o Estado de São Paulo.

Enquanto Alexandre Borges declama versos dos poetas, o pianista português João Vasco interpreta músicas que vão do fado (estilo musical português) às canções brasileiras e harmonias improvisadas. A dupla conta com participação das cantoras Mariana de Moraes (neta de Vinicius) e da lusitana Sofia Vitória.

No repertório, canções como Amor em lágrimas, Acalanto da Rosa, Eu não existo sem você, de Vinicius de Moraes e Tenho dó das estrelas, de Fernando Pessoa, entre outras.

O espetáculo propõe um novo olhar sobre a obra de dois poetas que, apesar de retratarem épocas diferentes, traduzem em versos a ampla cultura de seus países. O humor ácido e as paixões de Vinicius se unem ao romantismo de Pessoa em um show para ser visto, ouvido e, sobretudo, sentido.

Veja Mais