Filme aborda brutalidade policial contra negros

'The Hate U Give' foi exibido no Festival de Cinema de Toronto, em estreia mundial

13/09/2018 - 11:37 - Atualizado em 13/09/2018 - 11:45

Cena do filme 'The Hate U Give' (Divulgação)

O Festival de Cinema de Toronto colocou sob os holofotes o racismo e a brutalidade da polícia dos Estados Unidos contra a população negra com o filme "The Hate U Give", que foi exibido no fim de semana em estreia mundial na metrópole canadense. 

Adaptação do romance homônimo, este filme dirigido por George Tillman Jr. foi aclamado pela crítica e pelo público americano, antes de seu lançamento oficial nos Estados Unidos, em 19 de outubro. 

"Espero que (o filme) melhore a autoestima das pessoas negras, das meninas negras, que as ajude a se sentir mais fortes e a reivindicar a verdade" durante qualquer episódio de violência policial, resumiu Amandla Stenberg, que interpreta Starr, uma adolescente que busca seu caminho entre o esquecido bairro negro onde mora e a elegante escola de brancos onde estuda. 

O filme acompanha esta menina de 17 anos em sua batalha para viver aceitando plenamente sua herança afro-americana, até que ela presencia o assassinato de um amigo de infância por um policial branco e se vê imersa em uma intriga judicial que lembra muitas tragédias que marcaram recentemente os Estados Unidos. 

Assista ao trailer:

Várias cidades americanas foram palco, nos últimos anos, de episódios fatais de violência policial contra pessoas negras, que deram origem ao Black Lives Matter, um movimento que combate o abuso policial contra essa população. 

"Espero que (este filme) lance luz sobre esses eventos e evoque empatia nas pessoas para que haja um diálogo real sobre isso", disse Stenberg. 

A 43ª edição do Festival de Cinema de Toronto (TIFF) começou na quinta-feira e terminará em 16 de setembro na capital econômica do Canadá. 

Com mais de 300 curtas e longa-metragens de 74 países em exibição, é o maior festival de cinema da América do Norte. Também é visto como uma plataforma de lançamento para o Oscar.

Veja Mais