'Ferrugem' tem pré-estreia no 3º Santos Film Fest

Longa premiado de Aly Muritiba fala de bullying virtual e incomunicabilidade entre os jovens

30/08/2018 - 10:30 - Atualizado em 30/08/2018 - 10:45

Cartaz do longa 'Ferrugem' (Divulgação)

O longa "Ferrugem" ("Rust"), premiado no Festival de Gramado (RS) este ano como Melhor Filme, Melhor Roteiro do diretor Aly Muritiba e Jessica Candal, Melhor Som. Aly também foi ganhador do prêmio Global Filmmaking do Festival de Sundance de 2013. Esse filme promete consagrar um cineasta curitibano, que fez muitos trabalhos (inclusive dirigindo o Festival Internacional de cinema de sua cidade), mas ainda não era muito conhecido por aqui.

Nascido em 1979 e formado em História e Cinema, Aly dirigiu nove filmes ("Patio" ganhou melhor curta no "It’s All True" e passou em Cannes e San Sebastian, 2013). Seu primeiro longa "Para Minha Amada Morta" foi premiado em Cannes, visto em Sundance e San Sebastian, e também realizou séries de tevê.

Porém, o diretor encontrou seu lugar agora com Gramado, onde o júri consagrou este filme que era ainda pouco conhecido sobre adolescentes e seus amores modernos, influenciados por celulares, onde nascem os primeiros romances e as primeiras tragédias. 

Num filme que fala sobre os adolescentes mas não tenho certeza que irá atrai-los para as salas. O que será um erro se o ignorarem. Claro que retrata o comportamento atual deles de forma sincera e reveladora, no que é basicamente o encontro de Tatiana (Tiffanny Dopke), que se interessa por um colega Renet (Giovanni de Lorenzi). 


Assista ao trailer:

Mas o recurso mais curioso é quando o diretor divide a ação em duas partes: a primeira com a autodestruição da garota, provocada por algumas cenas eróticas e seu dilema de não saber quem provocou esse atrevimento. Não quero expandir demais a história até porque iria estragar um filme muito bem realizado, sincero e oportuno. No melhor sentido da palavra e que já consagra o realizador para um lugar importante nesta nova geração.

"Ferrugem" ("Rust"). Direção de Aly Muritiba e Jessica Candal, Com Giovanni Di Lorenzi, Tiffani Dopke,Enrique Diaz,Igor Augusthe, Clarissa Kirste, Duda Azevedo. 


Cine Roxy 4 - Pátio Iporanga

Veja Mais