Dodô Vieira leva prêmio de Melhor Caricatura em Piracicaba

Concedido pela Câmara da cidade interiorana, o cartunista de Santos comemora seu 13º prêmio

28/08/2018 - 10:24 - Atualizado em 28/08/2018 - 10:38

Em 10 de janeiro de 2016, dois dias após completar 69 anos, o camaleônico cantor e compositor britânico David Bowie partia para sempre deste plano terrestre. Talvez para virar uma 'black star' (em referência ao nome do seu último álbum, lançado em 8 de janeiro daquele mesmo ano) ou reviver Ziggy Stardust – personagem criado por ele, na década de 1960, um alienígena magérrimo e com cabelo.

O fato é que o autor de sucessos eternos como "Space Oddity", "Let’s Dance", "Under Pressure". "Star Man" e "Heroes" é uma referência para várias gerações, inclusive, de ilustradores que prestam homenagem ao ídolo pop. Entre eles, o cartunista de Santos Dodô Vieira, nome artístico de Douglas de Souza Vieira, de 35 anos.

O cartunista com o 'chacão' do prêmio (Divulgação)

Foi com uma caricatura de David Bowie que o artista ganhou o prêmio especial da Câmara de Melhor Caricatura no 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, na abertura do evento, no último sábado. Este é o seu 13º prêmio como cartunista. 

Dodô levou para casa um cheque no valor de R$ 5 mil pelo reconhecimento de um júri internacional. “O prêmio veio num momento em que eu estava muito descrente da minha profissão, especialmente na área da ilustração editorial, com revistas fechando e jornais usando banco de imagens”, contou o artista. 

Ele revelou que fez a caricatura vencedora cerca de quatro meses antes da abertura do Salão de Piracicaba, para enviar para outro concurso, menor, mas que, por insistência da namorada, mandou para concorrer no prestigiado concurso. “Antes desse ano, eu já tinha sido finalista oito vezes no Salão, sem ganhar. Eu acreditava que, num concurso menor, tinha mais chances do que no de Piracicaba”, justificou. 

Para fazer a caricatura de Bowie na época de Ziggy Stardust, Dodô usou apenas lápis de cor. No lugar do cabelo vermelho, desenhou um camaleão. Conheça mais sobre o trabalho do artista no perfil www.facebook.com/dodo.caricaturas.

Veja Mais