Atrizes encenam auto de Natal em ônibus metropolitano

Com quase 20 minutos, a peça 'As Cirandas de Maria' e será encenada dias 23 e 24

21/12/2017 - 12:36 - Atualizado em 21/12/2017 - 12:41

Cena da apresentação do auto de Natal em um ônibus metropolitano (Foto: divulgação)

Os santistas poderão assistir, no sábado (23) e domingo (24), a uma apresentação natalina itinerante, realizada pelo Teatro Experimental de Pesquisas, da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O espetáculo será apresentado em ônibus urbanos, que trafegam pela orla da praia, das 10 às 13h.

Essa ação de Natal, que acontece de forma ininterrupta por 13 anos, se chama "Projeto Limites: Dramaturgia para Ônibus Urbanos". Depois de um pequeno hiato, o grupo volta a se apresentar com o espetáculo "As Cirandas de Maria".

A peça, criada especialmente para a época de fim de ano, narra de forma leve, por meio de rimas e cantorias, a história de pastorinhas vindas do Egito para encontrar o local onde acontecerá o nascimento do Deus menino. Pelos caminhos que percorrem, elas se deparam com toda sorte de acontecimentos e são sempre guiadas pela luz da estrela que aponta para os seus destinos.

De acordo com o coordenador do projeto, Gilson de Melo Barros, a narrativa se desenvolve a partir da apropriação de gêneros tradicionais da cultura brasileira, que celebram tradicionalmente o ciclo natalino.

Após este primeiro fim de semana de encenação, o teatro itinerante volta aos ônibus nos dias 5, 6 e 7 de janeiro, no mesmo horário. Nesses dias, o grupo fará uma pausa às 11h30, para apresentar a peça em frente ao Aquário Municipal de Santos.

Para conseguir realizar a temporada do projeto, o grupo conquistou um edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura. Eles também tiveram auxílio da Unisanta, da Secretaria Municipal de Cultura e da Viação Piracicabana.

Veja Mais