Angel Vianna comemora 90 anos com encontro no Sesc

A bailarina está em Santos para falar sobre o método criado pelo seu marido, Klauss Vianna

09/03/2018 - 10:17 - Atualizado em 09/03/2018 - 10:23

Radicada no Rio de Janeiro, Angel difunde a Escola Vianna (Foto: Maurício Maia/Divulgação)

Um ano após apresentar o espetáculo solo "Amanhã é Outro Dia", no Teatro do Sesc Santos, a bailarina e coreógrafa Angel Vianna volta ao mesmo palco, neste sábado (10) e domingo (11), para falar sobre dança e o método criado por seu marido, Klauss Vianna (1928-1992). A vinda da artista faz parte do evento "Encontrar a Dança: Escola Vianna", que celebra os 90 anos de Angel. 

O encontro tem como objetivo apresentar o trabalho de investigação corporal a partir do pensamento da família Vianna: Klauss, Angel e Rainer – filho dos dois e também bailarino, morto precocemente, aos 37 anos, em 1995.

No bate-papo intitulado "Escola Vianna: o Corpo em Pesquisa e Criação", com Angel Vianna e duas discípulas: a pesquisadora e preparadora corporal Neide Neves e a bailarina e coreógrafa Jussara Miller. Durante o encontro, o público saberá mais sobre a trajetória da Escola Vianna, a construção de sua proposta pedagógica e de pesquisa, sua relevância e contribuições para o cenário da dança e do teatro brasileiro, e a interlocução com as áreas da educação e saúde. O encontro será amanhã, às 19 horas, de graça, no Teatro. 

Até domingo (11), Angel, Neide e Jussara também ministram oficinas para bailarinos, mas as vagas já estão esgotadas. 

Angel é diretora da Escola e Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro. Notório saber em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela também é uma das pioneiras da dança contemporânea e da educação somática no País. 

Desde 1948, ela produz, cria e ensina dança, sem nunca perder o espírito curioso e indagador: “Eu me faço as mesmas perguntas desde pequena. Sou do movimento. Comecei na música e nas artes plásticas antes de me decidir pela dança. No palco, eu procuro colocar meu sentimento para fora, e se é possível ajudar o ser humano, fico feliz”, disse ela, em entrevista para A Tribuna, publicada no dia 12 de março de 2017. 

Flamenco

Outra modalidade de dança que terá um evento é a flamenca. O espetáculo "Espanha Moura" reúne 40 bailarinos e quatro músicos, sábado (10), às 20h30, no Theatro Guarany, para mostrar a influência da cultura árabe na arte flamenca. O Guarany fica na Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico. Ingressos a R$ 35,00 e R$ 70,00. Mais informações na página www.facebook.com/institutoanda luzcasalflamenco.

Veja Mais