Revista de artes visuais Sanatório Geral inaugura nova fase

Agora, a publicação online será publicada em temporadas temáticas, com três meses de duração

01/12/2016 - 11:36 - Atualizado em 01/12/2016 - 13:18

O Coletivo Sanatório está selecionando trabalhos
para sua terceira Mostra de Lambes (Foto: divulgação)

Editada há quatro anos em Santos, a revista online Sanatório Geral, dedicada às artes visuais, inaugura uma nova fase. Agora, será publicada em temporadas temáticas, com três edições sobre o mesmo tema.

O designer gráfico, produtor e editor Betinho Neto explica que os participantes das galerias terão mais tempo para enviar seus trabalhos durante os três meses em que a publicação ficar com o mesmo tema no ar.

Aberta a profissionais de todo o País, a Sanatório Geral funciona como uma vitrine de escultores, pintores, ilustradores, fotógrafos, designers, publicitários e grafiteiros, e também traz reportagens e opinião sobre comportamento e cultura.

Encabeçando o projeto, continuam Betinho Neto, Rodrigo Montaldi, Rodrigo França e Ana Paula Bertossi. 

O fotógrafo Rodrigo Montaldi ressalta que a Sanatório vai continuar sendo uma revista sem seleção. "Todo artista que enviar seu trabalho estará automaticamente selecionado para ser exposto no site da revista. Mas só é permitido um trabalho por artista e por edição”.

Mostra de lambes

O Coletivo Sanatório, que participa das ações da revista, está selecionando trabalhos de artes visuais para o formato lambe-lambe, que serão expostos em uma mostra ao ar livre, nas ruas de Santos. Os artistas podem enviar trabalhos em A4 para serem espalhados pela Cidade.

"Esses trabalhos passarão por uma curadoria e vão ajudar a transformar as ruas em uma galeria viva e acessível a todos", espera Betinho, que realizou  a primeira edição da mostra durante o Festival Valongo e a segunda, no Baile Marginal. 

QG Sanatório

A equipe responsável pela revista criou também o QG Sanatório Geral. Localizado no Casarão Santa Cruz, espaço de arte e cultura de Santos (dentro do laboratório de ideias, o LAB.SANTACRUZ), "o QG é a evolução do coletivo, e conta com pessoas inspiradas e inspiradoras criando artes diferentes e inusitadas, se integrando com outras cenas culturais", descreve Betinho.

"Diferente de agências de publicidade, gostamos de sempre colocar algo artístico em tudo que fazemos e, dessa maneira, sempre contamos com artistas diferentes para cada trabalho” afirma Betinho Neto

Com uma equipe que muda a cada projeto, o QG funciona como um espaço de design, fotografia, arte e cultura, e provove seus próprios projetos, como a festa Andança, que está na terceira temporada, e tem o objetivo divulgar a música brasileira e estimular bandas e cantores a apresentarem músicas nacionais e autorais. Também acontece em temporadas.

O projeto teve inicio com shows de Bruno de La Rosa, com a temática MPB, e participações especias. A segunda temporada da festa teve como inspiração grandes nomes do rock nacional. A próxima será no dia 8 de janeiro, na Casa Velha (boulevard do Gonzaga), com o nome Mulheres no Samba, que trará cantoras da Baixada Santista interpretando grandes nomes do gênero. Conheça a revista: www.revistasanatoriogeral.com.br

Veja Mais