Ventania derruba casa na Vila Esperança, em Cubatão

Fortes rajadas de vento provocaram ainda várias quedas de árvore; evento foi parcialmente interrompido

28/10/2017 - 15:33 - Atualizado em 28/10/2017 - 17:36

Árvore atingiu carro dentro de um terreno na Vila Nova (Foto: Divulgação/PMC)

As fortes rajadas de vento que atingem a Baixada Santista desde a noite de sexta-feira (27) causaram várias ocorrências em toda a região. Uma das cidades mais atingidas foi Cubatão, onde uma moradia veio abaixo na Vila Esperança. Os moradores foram levados para casas de vizinhos e ninguém ficou ferido.

A casa que caiu fica na Avenida Principal, onde estavam um adulto e três crianças. Segundo a Prefeitura, representantes da Comdec estiveram no local fazendo a avaliação de risco. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Sebastião do Nascimento, esta semana, a família será incluída no CadÚnico - Cadastro Único, que dá direito a benefícios como o Bolsa Família.

Em nota, a Administração Municipal informou que o caso será encaminhado para a Secretaria de Habitação, para que a moradora seja incluída em programas habitacionais em andamento.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) trabalha para apurar os pontos críticos em toda a Cidade e preparar um relatório técnico sobre as ocorrências. 

Uma árvore caiu sobre a fiação ao lado do velório municipal, interrompendo o fornecimento de energia elétrica no local. Segundo a Prefeitura, acionada, a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) resolveu o problema no começo da tarde.

Queda de árvores causou transtornos e provocou bloqueio parcialmente de evento (Foto: Divulgação/PMC)

Uma outra árvore caiu em frente à UME Dilce Ferreira Campos, localizada dentro Parque Novo Anilinas, bloqueando parcialmente o acesso à unidade. O parque fechou as portas durante a manhã para recolhimento de galhos e vegetais e foi reaberto por volta das 14h. 

 

Já na Rua João Pessoa, altura do nº 647, na Vila Nova, outra árvore caiu e atingiu dois carros dentro de um terreno. Também houve registro de queda de árvore na Avenida Cruzeiro do Sul, na Vila Nova, em frente ao número 115. Dentro do Poliesportivo Roberto Dick, um eucalipto tombou e do lado de fora, outro vegetal atingiu a calçada.

Na Rua Assembleia de Deus, no Jardim São Francisco, a Comdec contabilizou uma outra queda de árvore em frente a uma igreja evangélica. A ventania também derrubou uma barraca de frutas na Avenida Nove Abril.

Em função da ventania, o evento A Avenida é Nossa, previsto para acontecer em váriospontos da cidade, especialmente na Avenida Nove de Abril, foi parcialmente cancelado e as apresentações artísticas foram transferidas para o dia 25 de novembro. Entretanto, segundo a Prefeitura, brincadeiras, testes de saúde e planfletagem continuam mantidas no Parque Novo Anilinas na tarde deste sábado.

Previsão do tempo

Segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo, ainda devem ocorrer rajadas de ventos fortes em todo o litoral da região Sudeste, com variação de 60 km/h a 80 km/h durante este fim de semana. 

De acordo com a previsão, o motivo é a intensificação da baixa pressão que acompanha o avanço de uma frente fria à costa da região. Não haverá grande queda de temperatura, pois o ar polar ficará sobre o mar.

A sensação permanecerá de ar abafado e quente durante quase todo o fim de semana. No domingo (29), pode chover com maior frequência e a temperatura sofrerá ligeira queda, mas ainda com a sensação de abafamento. Os termômetros irão variar entre 19°C e 27°C.

Veja Mais