Mais de 3 mil candidatos disputam vagas nas Fatecs da Baixada Santista

Juntas, unidades Praia Grande e Baixada Santista - Rubens Lara abrirão 15 cursos neste 1º semestre

12/01/2018 - 11:10 - Atualizado em 12/01/2018 - 11:50

Questões da prova abordam, entre outros temas, questões de raciocínio lógico (Foto: Gastão Guedes)

O próximo domingo (14) será de mais tensão para 3.072 pessoas que se inscreveram no processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs). Neste dia, a partir das 13 horas, será realizada a prova que selecionará os 600 candidatos que preencherão as vagas das 15 turmas abertas no primeiro semestre de 2018 - sete em Praia Grande e oito em Santos. 

A concorrência é similar em ambas as unidades - cerca de cinco candidatos por vaga. Na Fatec Praia Grande, 1.290 candidatos disputarão 280 vagas nos sete cursos disponíveis: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tarde e noite), Comércio Exterior (manhã e noite), Gestão Empresarial (manhã) e Processos Químicos (manhã e noite).

Já na Fatec Baixada Santista - Rubens Lara, 1.782 candidatos se inscreveram em busca de uma das 320 vagas disponíveis nos oito cursos abertos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (manhã e noite), Gestão Empresarial (manhã), Gestão Portuária (manhã e tarde), Logística (tarde e noite) e Sistemas para Internet (manhã). 

A prova

O vestibular, com cinco horas de duração, terá uma redação e 54 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas. Desse total, 40 questões abordam o núcleo comum do Ensino Médio – serão 5 perguntas de cada uma das 8 disciplinas: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, química e português. Outras 5 questões envolvem raciocínio lógico e as 9 questões restantes abrangem conteúdo multidisciplinar. Quanto ao peso da prova, oito conjuntos de questões terão peso 1 e dois conjuntos, peso 2, conforme o eixo tecnológico a que pertence o curso escolhido pelo candidato.

Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade; carteira nacional de habilitação (CNH), dentro do prazo de validade ou com até 30 dias do vencimento de sua validade conforme legislação em vigor; documento expedido por ordens ou conselhos profissionais, dentro da validade, que por lei federal, vale como documento de identidade (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.

Os candidatos devem chegar aos locais de exame com uma hora de antecedência, para ter tempo de localizar sua sala e, assim, evitar imprevistos. Os portões das escolas serão abertos às 12h15 e fechados às 13 horas, impreterivelmente.

É possível conferir a proporção candidato/vaga para cada curso no site www.vestibularfatec.com.br, bem como a lista de locais de prova e o gabarito oficial da prova, a partir das 18h30 do dia 14 de janeiro. Esse último também poderá ser consultado no site www.cps.sp.gov.br

Divulgação dos resultados

No dia 5 de fevereiro, cada Fatec vai divulgar a lista de classificação geral e a primeira lista dos convocados para matrícula. A relação também estará na internet. Se as vagas oferecidas não forem preenchidas na primeira chamada, a segunda lista será afixada somente na faculdade no dia 8 de fevereiro.

Então, a partir do dia 9 de fevereiro, a matrícula deverá ser feita na secretaria da Fatec onde o candidato pretende estudar, no horário determinado pela unidade de ensino, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Fatec está localizada. Perderá direito à vaga quem não fizer a matrícula na data determinada ou deixar de apresentar os documentos exigidos.

Veja Mais