Vai viajar no Carnaval? Vacine-se ainda nesta quarta-feira contra a febre amarela

Imunização precisa de dez dias no corpo para que os anticorpos sejam 100% formados

31/01/2018 - 10:39 - Atualizado em 31/01/2018 - 10:39

Carnaval começa em 10 de fevereiro, portanto o dia
de se vacinar é hoje! (Foto: Arquivo)

Quem vai viajar no Carnaval a uma cidade de circulação do vírus da febre amarela precisa tomar a imunização ao menos dez dias antes da partida. Como a festa começa no dia 10, vá ao posto ainda nesta quarta-feira (31) para que haja tempo de ficar protegido.

“Os anticorpos demoram de cinco a dez dias para serem formados. Só por volta do décimo dia é que há uma quantidade suficiente para proteção”, diz o professor de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Roberto Focaccia.

O Ministério da Saúde apontou as áreas de risco no País. São regiões onde houve notificações da doença em humanos e/ou mortes de macacos. A febre amarela é transmitida na mata pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, com transmissão pelo Aedes aegypti, não há registro de casos desde 1942.

Viagem internacional

Quem for viajar ou fazer escala em um dos 135 países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) deve tomar a dose convencional, não a fracionada. Vá à Policlínica Aparecida (Av. Afonso Pena, 1.728, em Santos), de segunda a sexta-feira, das 11 às 15h, e à Diretoria de Vigilância em Saúde de Guarujá (Av. Leomil, 518, Centro), de segunda a sexta, das 10 às 14h. 

Veja Mais