Universidades e escolas ajudam a fazer declaração do IR

Na Baixada, existem sete locais que oferecem o serviço gratuito à população

17/03/2018 - 16:02 - Atualizado em 17/03/2018 - 16:02

UniSantos presta serviço gratuito à comunidade há 11 anos
(Foto: Divulgação)

Tem ajuda extra pra quem se perde ou nem sabe por onde começar a fazer o acerto de contas com o Leão. Algumas universidades e escolas da Baixada oferecem atendimento gratuito à população pra declaração do Imposto de Renda (IR).

A Universidade Católica de Santos (UniSantos) está na lista dos pioneiros e disponibiliza o serviço há mais de uma década, conta o professor Antônio Alvares Monteiro.

“O programa completa, em 2018, 11 anos. Com isso, os alunos do curso de Ciências Contábeis recebem treinamento e a população tem atendimento gratuito. Como somos uma instituição filantrópica, o programa ajuda a cumprir nossa missão”.

A instituição faz parte, juntamente com a universidade Strong Esags/FGV, do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) - um programa da Receita Federal destinado a prestar gratuitamente serviços de orientação para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

Segundo o auditor da Receita e coordenador do NAF, Christiano Rocha Pinheiro, este serviço é o mais indicado para a população de baixa renda. “A Receita valoriza muito o NAF por conta do auxílio na formação de profissionais que vão tratar, no futuro, com a própria Receita. Mas eles não são concorrência para os contadores. São públicos diferentes”.

Ele acrescenta, ainda, que o IR é só um dos serviços destinados aos contribuintes no NAF. “Os núcleos funcionam o ano inteiro e fazem serviços diversos, como regularizações previdenciárias, atendimentos a quem é MEI e Simples Nacional”.

Mais opções

Os alunos e professores do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) farão atendimento em 14 de abril, das 9 às 15h.

Estudantes de duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) também vão atender a comunidade e, de quebra, ajudarão entidades beneficentes. Eles pedem a doação de alimentos e chocolates para destinação a crianças e famílias carentes. A dica é levar os documentos necessários para preencher a declaração, como RG, CPF e comprovantes de despesas, por exemplo.

Já a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) fará uma palestra sobre declaração e a regularização de pendências em casos de malha fina. A data ainda será divulgada pela instituição.

Veja Mais