Twitter fará parceria com grupos de prevenção ao suicídio

No Brasil, entidade parceira será o Centro de Valorização da Vida (CVV)

11/09/2018 - 11:00 - Atualizado em 11/09/2018 - 14:21

Buscas sobre suicídio na rede social resultará em
notificação sobre o tema (Foto: Ronaldo Abreu Vaio/AT)

O Twitter fechou parceria com instituições ligadas à prevenção ao suicídio em várias partes do mundo. No Brasil, o trabalho será feito com o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O anúncio foi feito ontem, por causa do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. O trabalho na rede social será feito com a hashtag #ExisteAjuda e haverá um emoji exclusivo com o símbolo da campanha para incentivar a divulgação de informações sobre o tema.

Quando uma pessoa fizer uma busca no Twitter utilizando termos associados ao suicídio, ela receberá notificação incentivando a busca por apoio. No País, a notificação terá o contato do CVV, que pode ser acionado pelo número 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Voluntário do CVV em Santos, Renato Caetano de Jesus comemorou a novidade. “O Facebook já faz isso há três anos e, agora, o Twitter vai na mesma pegada”. Para ele, a combinação de informação e campanhas de prevenção é o melhor caminho para reduzir o número de pessoas que tentam tirar a própria vida.

“Foi assim com a campanha de prevenção ao câncer de mama, que estimulou o autoexame. Hoje, já é normal as mulheres estarem atentas a esse cuidado. Foi assim com a aids e o uso da camisinha”, relata.

No Brasil, a média de suicídios está em 5,7 por 100 mil habitantes. No mundo, são 5,5 por 100 mil. “Em Santos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ocorreram 26 suicídios ano passado”.

Eventos

Para marcar o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, o CVV fará uma programação especial, com apoio do Grupo Tribuna e de universidades, que cederão seus auditórios para palestras.

Entre elas, as do jornalista da Rede Globo André Trigueiro. Ele falará no sábado, às 9 e às 15 horas, na UniSantos (Avenida Conselheiro Nébias, 300, Vila Mathias); e no domingo, às 10 horas, na Unip (Avenida Francisco Manoel, s/nº, Vila Mathias). No dia 23, haverá caminhada pela orla santista.

LEIA MAIS

<