Tocha olímpica modifica itinerários de linhas de ônibus na região

Em São Vicente, estacionamento está proibido hoje à noite

21/07/2016 - 07:46 - Atualizado em 21/07/2016 - 12:17

Em Santos, câmeras auxiliarão na distribuição
de agentes da CET (Foto: Alberto Marques)

A passagem da tocha olímpica pela Baixada Santista – que acontece amanhã, em quatro municípios – vai mexer com a rotina de quem utiliza ônibus para se locomover. As principais mudanças no transporte público estão previstas para a cidade de Santos, mas em São Vicente também estão previstos alguns ajustes de itinerários.

De acordo com o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, o esquema de mudança das linhas de ônibus foi definido em reunião realizada em conjunto com a Polícia Militar, na tarde desta quarta-feira. 

Além disso, quase 30 vias públicas serão bloqueadas na Cidade, com a ajuda de 30 operadores de trânsito. Oito deles acompanharão todo o cortejo em motocicletas e os outros 22 ficarão distribuídos no decorrer do trajeto.

“O nosso objetivo é garantir a segurança do evento. Os motoristas deverão ter paciência, porque é um festejo no Brasil todo e Santos é privilegiada por fazer parte disso”, disse.



Já a chefe da central de controle operacional da CET Santos, Ana Paula Dias, explica que, das 12 câmeras na unidade, sete estão voltadas pra Orla e darão o suporte aos agentes de trânsito.

“As câmeras ajudam a ver possíveis problemas. Assim, podemos fazer mudanças e posicionar melhor os operadores que estão na rua”.

Os motoristas de São Vicente também devem ficar atentos às alterações no trânsito da Cidade. As mudanças começam a valer ainda na noite de hoje, quando será proibido estacionar em algumas vias a partir das 22 horas.

Quem faz o caminho de Praia Grande pra São Vicente ou vice-versa também deve ter atenção. Os dois sentidos da Ponte Pênsil serão interditados amanhã, a partir das 8h30.

A Cidade ainda faz um pedido para a população. Por meio de nota, informou que o comando da Força Nacional, que segue a tocha olímpica em todos os estados, alerta para a portaria do Ministério da Defesa que proíbe o uso de drones para registrar a passagem da chama simbólica em todo o País.

Confira as mudanças viárias na região: 

SANTOS

Das 13h às 16h50

Interdição: na Av. Samuel Augusto Leão de Moura, no trecho entre a Av. Coronel Joaquim Montenegro e a Rua Carlos de Campos.

Alteração: linhas municipais 23, 42, 52, 152 e 194 terão como rota alternativa as avenidas Bartolomeu de Gusmão (sentido José Menino-Ponta da Praia), Cel. Joaquim Montenegro, Epitácio Pessoa e Rei Alberto I.

Das 18h20 às 18h50

Interdição: na Praça José Bonifácio, entre a Av. São Francisco e a Rua Amador Bueno. 

Alteração: linhas 5, 20, 29, 37, 53, 73, 77, 152, 153, 155, 156, 181, 191 e 193 e seletivos 201 e 205 seguirão pela Rua Brás Cubas e as avenidas São Francisco e Conselheiro Nébias.

Das 18h50 às 19h30

Interdição: na Rua Brás Cubas, no trecho entre a Rua Luiza Macuco e a Praça da República. 

Alteração: linhas 5, 53 e 152 terão como rota alternativa a Avenida Washington Luís, ruas Brás Cubas e Luiza Macuco e Av. Conselheiro Nébias (Praia-Centro). Para as linhas 29, 37, 155 e 193 e os seletivos 201 e 205, a rota será as ruas Lucas Fortunato e Luiza Macuco e Av. Conselheiro Nébias (Praia-Centro). Já as linhas 20, 73, 77, 153, 156, 181 e 191 irão pela Rua Júlio de Mesquita e Av. Conselheiro Nébias (Praia-Centro).

Por volta das 19h20

Interdição: da Av. Ana Costa, entre a Rua Pedro Américo e a Av. Francisco Glicério.<QA0>

Alteração: linhas 20, 42, 73, 139, 154 e seletivos 201 e 205 serão desviados pela Av. Ana Costa, Rua Almeida de Moraes, Av. Washington Luís (Centro-Praia), Rua Goiás e Avenida Ana Costa (Centro-Praia).

SÃO VICENTE

A partir das 8h30: os dois sentidos da Ponte Pênsil serão interditados. A liberação sentido Praia Grande/São Vicente ocorrerá após a passagem do último veículo do comboio na Av. Newton Prado com a ponte. Já a liberação do sentido São Vicente/Praia Grande será feita após o comboio acessar a Av. Embaixador Pedro de Toledo.

Alterações: veículos vindos de Praia Grande (sentido Centro de São Vicente) terão desvio pela contramão na Av. Capitão Luiz Antônio Pimenta (pista sentido Centro-bairros), entre a Praça Infante Dom Henrique e Av. Capitão-mór Aguiar, acessando a Rua do Colégio, Praça 22, Padre Anchieta e Av. Quintino Bocaiúva (os que têm como destino as praias de Santos) ou Av. Antônio Emmerich (os que vão para o Centro de Santos).

Recomendação: usar a Linha Amarela (acesso pela Rua Mário Hermes da Fonseca) e a Av. Manoel de Abreu (Linha Azul) pra evitar o Centro e Praia do Itararé. O acesso ao Centro de Santos pela Via Anchieta também é indicado para veículos que vêm de Praia Grande.

Sentido Praia Grande e Vila Margarida: seguir pela Rua Marquês de São Vicente, Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior (atrás do campo do São Vicente Atlético Clube), Praça Infante Dom Henrique (contornando a UBS), e acessar a Av. Capitão Luiz Antônio Pimenta.

Proibições: será proibido estacionar, a partir das 22h de hoje, nas avenidas Getulio Vargas e Newton Prado; Rua Frei Gaspar (ambos os lados), entre a Av. Embaixador Pedro de Toledo (Gáudio) e Rua Tibiriçá; e Rua Tibiriçá, entre Av. Presidente Wilson e Rua Frei Gaspar. A liberação acontece após a passagem do comboio.

Veja Mais