Senhas dos principais sites de e-commerce do Brasil vazam

Conselho é que usuários troquem as senhas imediatamente

17/07/2017 - 18:46 - Atualizado em 18/07/2017 - 10:53

Um arquivo com nomes de usuários e senhas para algumas das principais plataformas de e-commerce do Brasil vazou nesta segunda-feira (17) . Entre elas, estão: Netshoes, Extra, Centauro, Casas Bahia, PagSeguro, Terra, eFácil, Ponto Frio, HostGator etc.

São mais de 200 logins e senhas que, supostamente, entregam acesso para contas de usuários. O arquivo, que foi encontrado e enviado pelo Laboratório de Segurança da Antecipe, poderá ser visto em screenshot, visto que poderia ser utilizado por cibercriminosos.

Além disso, a equipe da Antecipe deixou claro que não teve como checar se as contas realmente se tratam de usuários ativos. Isso porque utilizar qualquer uma destas contas de terceiros sem uma permissão configura crime.

É recomendável, caso  tenha alguma conta registrada em um destes serviços, troque  a senha — pelo menos, até o posicionamento de alguma das plataformas quanto ao vazamento.  

Por meio de nota, a Netshoes disse que não sofreu ataque à sua base de dados e que as informações de seus clientes cadastrados seguem em segurança. Ainda reforçou que a preocupação com a segurança de dados é um tema recorrente na companhia. 

Já a Via Varejo, responsável pela administração dos sites Casas Bahia, Pontofrio e Extra, esclarece que nenhum dos seus sistemas sofreu invasão ou alterações. A empresa reforça que segue as melhores práticas de segurança da informação adotadas no país.

*Com informações da TecnoMundo. 

 

 

Veja Mais