Santos volta a vacinar contra a febre amarela

Município recebeu 3,5 mil doses do Estado e repôs os estoques que haviam esgotado

17/01/2018 - 10:29 - Atualizado em 17/01/2018 - 10:29

Durante a manhã policlínicas foram muito procuradas pela população (Foto: Alberto Marques/AT)

As policlínicas de Santos voltaram a oferecer vacinas contra a febre amarela às pessoas que vão viajar para áreas consideradas de risco. Nesta terça-feira (16), a Cidade recebeu 3,5 mil doses do Estado e repôs o estoque que havia se esgotado. 

O atendimento é realizado nas unidades da Vila Mathias, Ponta da Praia, Aparecida e Centro de Saúde Martins Fontes. Nesta quarta-feira (17), inclusive, os postos de saúde já contavam com filas antes de abrirem as portas

A Prefeitura, no entanto, recomenda aos munícipes que vão deixar a Baixada Santista a aguardar a campanha de vacinação, que foi antecipada para o próximo dia 29 de janeiro.

“É importante se imunizar com, no mínimo, 10 dias de antecedência para que o organismo inicie a produção de anticorpos no início da viagem. Quem já tomou a vacina contra a febre amarela em algum momento da vida não precisa se imunizar novamente”, reforça Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

Exigência de países

Quem precisa do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para entrar em algum país deve procurar o Centro de Orientação ao Viajante (COV) que funciona na Policlínica da Aparecida, com documentação que comprove a viagem.

Atendimento antes da campanha

As doses estarão disponíveis, de segunda a sexta-feira nos seguintes locais e horários: 

Policlínica da Aparecida (Avenida Pedro Lessa, 1.728), das 11h às 15h; Policlínica da Ponta da Praia (Praça 1º de Maio s/nº), das 16h às 19h; 

Policlínica da Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), das 9h às 13h;

Centro de Saúde Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40), das 9h às 13h; 

Campanha de Vacinação

A ação será realizada entre 29 e 17 de fevereiro, sendo que de segunda a sexta-feira o atendimento acontece das 9 ás 16 horas e aos sábados, nos dias 3 e 17, das 8 às 17 horas.

Veja Mais