Santos realiza Feira de Orgânicos e de Orquídeas

Evento comemora 7 anos de criação e vai até as 19h no Jardim Botânico Chico Mendes

23/09/2018 - 11:36 - Atualizado em 23/09/2018 - 11:36

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Santos realiza neste domingo (23) uma edição especial da Feira de Orgânicos. O evento, realizado no Jardim Botânico Chico Mendes, das 9 às 13 horas, vai celebrar os sete anos de criação da feira.

Estão previstas várias atrações, além de venda de hortifrutis certificados, cultivados sem agrotóxicos.

Dentro do evento, também ocorrerá a Feira de Orquídeas, das 9 às 17 horas, e uma oficina sobre minhocário, na qual crianças e adultos aprenderão sobre as minhocas e a produção caseira de húmus.

A atividade faz parte do Programa do Composta Santos, contemplado em edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente, com recursos do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

Atrações

A partir das 10 horas, acontece a Roda de Conversa sobre Agroecologia e Consumo Consciente, com a participação de Guilherme Prado, da Rede Livres (Consumo Consciente), e Paulo Marco, engenheiro agrônomo do Jardim Botânico.

Às 11 horas, será a vez da Trilha Guiada, um passeio monitorado pelo parque, mostrando as espécies e coleções botânicas, além de informações sobre os programas de agroecologia e conservação da biodiversidade.

Segundo a Secretaria, haverá também plantio de mudas no espaço de agrofloresta.

Novidade

A partir desta Primavera, o Jardim Botânico Chico Mendes passa a contar com duas feiras mensais de orgânicos, uma no primeiro e outra no terceiro domingo de cada mês.

Além disso, as feiras seguem sendo realizadas semanalmente aos sábados, no Orquidário (Praça Washington s/nº, José Menino), e terças, na Igreja da Aparecida (Praça Nossa Sra. Aparecida, 614 – Aparecida). Todas as feiras são promovidas das 9 às 13 horas.

Crescimento

De acordo com a Prefeitura de Santos, nestes sete anos houve um crescimento contínuo da Feira de Orgânicos, especialmente agora em 2018, quando passou a ter edições semanais no Orquidário Municipal e no bairro Aparecida.

Em agosto de 2017, aconteceram seis feiras contra nove no mesmo mês de 2018, o que representa um crescimento de 50%. O aumento nas vendas também foi expressivo, cerca de 80%, quando comparado com agosto de 2018 com o mesmo mês do ano passado.

Veja Mais