Sabesp alerta que pode faltar água no feriado em Guarujá

Empresa pede à população que baixe consumo porque Rio Jurubatuba tem vazão menor

11/10/2017 - 21:05 - Atualizado em 11/10/2017 - 21:17

Desde agosto a Sabesp transfere água do sistema de Santos para Guarujá (Rogério Soares/AT)

Guarujá corre risco de ficar sem água no feriado prolongado, a partir de quinta-feira (12). O alerta é da Sabesp, que pede à população para reduzir o consumo e evitar desabastecimento.

 

O problema, desta vez, é no Rio Jurubatuba, o principal manancial que abastece a Cidade. Com pouca chuva nos últimos meses, o rio teve sua capacidade de vazão reduzida à metade.

“Tínhamos uma previsão de chuva para este período que não está se confirmando. E como temos um feriado com grande quantidade de turistas na Cidade, estamos pedindo para que as pessoas usem a água com responsabilidade”, afirma o engenheiro Nicolas Alvarez Gonzalez, gerente do Departamento de Produção de Água e Tratamento de Esgotos da Sabesp na Baixada Santista.

Para não prejudicar os habitantes fixos, desde agosto a Sabesp vem transferindo água do sistema de Santos para Guarujá por uma adutora sob o canal do Porto. 

Antes com capacidade de 2 mil litros de água por segundo, o Jurubatuba está com vazão de mil litros por segundo, que vem sendo acrescida de 500 litros por segundo – portanto, ainda inferi[TEXTO]or à capacidade total que havia. 

De acordo com a Sabesp, essa quantidade é suficiente para manter o abastecimento nos próximos dias, desde que população es turistas colaborem.

Queixas constantes

Não é de hoje que moradores de Guarujá reclamam de falta de água, principalmente na temporada.

De acordo com Nicolas Gonzalez, essas queixas são pontuais, não um problema geral de abastecimento. “O verão é um tempo de muita chuva e não temos redução no manancial. Mesmo com a demanda da temporada, mantemos o abastecimento”. 

Ele explica, ainda, que muitas queixas dos moradores devem-se a casos de vazamentos e reparos na rede, que afetam, principalmente, residências que não têm caixa d’água.

Veja Mais