Abusou na ceia do Réveillon? Veja quais alimentos ajudam na 'detox'

Nutricionista dá dicas para colocar o corpo em dia após consumo em excesso de quitutes doces e gordurosos

01/01/2018 - 07:10 - Atualizado em 01/01/2018 - 07:28

Colocar a saúde em dia é, para muitos, uma das principais metas pessoais a serem alcançadas com a chegada de um novo ano. Para quem abusou dos quitutes nas ceias, começar os primeiros dias desintoxicando o organismo pode ser uma boa ideia. 

Apesar de populares, engana-se quem acredita que apenas os sucos intitulados detox conseguem auxiliar a regular o organismo e eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais ao corpo. 

Manuela Valente, nutricionista da Dieta Vitória, afirma que a combinação de ingredientes batidos no liquidificador pode ser excelente, mas, "sozinha não faz milagre". "Precisamos de uma alimentação balanceada para conseguir promover uma boa destoxificação (o mesmo que desintoxicação). E vale ressaltar que o suco deve ser consumido de preferência sem coar,  porque as fibras são excelentes neste processo de detox: elas carregam as toxinas, o colesterol e o açúcar do sangue", afirma.

No processo de desintoxicação, tomar bastante líquido é fundamental para promover a hidratação e facilitar a excreção de toxinas. "Tome água e suco detox. Uma boa dica para quem não tem esse hábito é fazer água saborizada, com gengibre, hortelã e canela em pau. Os chás (veja abaixo os tipos) também são indicados e, se misturados com limão, agregam o benefício da vitamina C".

Ainda de acordo com a nutricionista, a água de coco também é uma excelente opção, além de ser fonte de minerais e vitaminas. "Quem está em processo de dieta, para reduzir peso, precisa ter cuidado no consumo. Caso não haja preocupação com o emagrecimento, a água de coco é ótima para ajudar a limpar o corpo dos abusos do final de ano", alerta. 

Sucos e alguns alimentos são importantes aliados na limpeza do organismo (Foto: Shutterstock)

Veja abaixo dicas de alimentos que, quando ingeridos sólidos ou no suco, ajudam a garantir o bem-estar do corpo:

> Frutas vermelhas: uva, cereja, amora, açaí ou mirtilo são antioxidantes e anti-inflamatórios. Esses alimentos são importantes protetores hepáticos, tendo em vista que o fígado é o principal órgão responsável pela desintoxicação.

> Folhas verdes escuras: agrião, brócolis, repolho, rúcula e couve contêm compostos enxofrados que contribuem para a eliminação de xenobióticos, que são "compostos químicos estranhos ao organismo humano, produzidos pela indústria ou pela natureza, através de vegetais e fungos".

> Ovos: o alimento é fonte do nutriente colina, que facilita o transporte da toxina para sua eliminação. 

> Peixes: sardinha, corvina e cavala são fonte de aminoácidos enxofrados de fácil digestão e fonte de ômega 3.

> Chás: verde, dente de leão, menta e camomila são fonte de quercetina e catequinas, com ação anti-inflamatória e destoxificante. Para refrescar nos dias mais quentes, os chás podem ser consumidos gelados e com limão.

> Oleaginosas e sementes: castanha do pará, amêndoas, macadâmia, linhaça, semente de girassol e chia são fontes de nutrientes essenciais como selênio, zinco, cobre, manganês, magnésio e cálcio. "São elementos essências para fase de detox e sem eles não conseguimos eliminar as toxinas do corpo", diz a nutricionista.

Temperos

Alguns temperos e especiarias também ajudam o corpo a eliminar as toxinas. Cúrcuma, alecrim, páprica, pimenta preta, gengibre, salsa, manjericão, alho e cebola são opções para deixar os pratos mais saborosos e saudáveis.

Para facilitar o preparo dos alimentos, Manuela recomenda fazer em casa um sal de ervas, composto pela mistura de sal marinho, alecrim, orégano, salsa, sálvia e manjericão.

Veja Mais