Praia Grande ganha Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

Entidade fará a separação adequada e a venda dos materiais recolhidos no Município

18/05/2018 - 17:55 - Atualizado em 18/05/2018 - 18:00

Trabalho da nova entidade será paralelo ao da 
Coopervida (Foto: Divulgação/PMPG)

Praia Grande vai passar a contar com um importante reforço no trabalho de coleta seletiva e reciclagem de materiais. Na próxima terça-feira (22), será inaugurada oficialmente a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar), formada por 57 ex-catadores irregulares de lixo. 

A entidade fará a separação adequada e a venda dos materiais recolhidos pelos seis caminhões que fazem a coleta de lixo reciclável, além do que vem dos 12 Ecopontos do Município. O trabalho será paralelo ao da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), atuante em Praia Grande desde 2004.

A Acamar funcionará em uma sede própria, no bairro Antártica, com 774 metros quadrados de área coberta e 56 metros quadrados de área descoberta. O espaço conta com banheiros, vestiários, refeitório, cozinha, sistema de cisternas para captação de água da chuva e maquinários necessários para a separação, embalagem e armazenamento.

Além do espaço físico, segundo a Administração, a Acamar está recebendo também todos os maquinários necessários para a separação, embalagem e armazenamento, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios. A ação está sendo realizada pelas Secretarias Municipais de Assuntos Institucionais (Seai) e de Serviços Urbanos (Sesurb). 

Praia Grande conta com dois tipos de serviço de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, a ação é feita em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e a partir das 14 horas. Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos.

Veja Mais