Peruíbe completa 59 anos de emancipação política neste domingo

A cidade do litoral sul comemora a data com a reabertura do Museu das Ruínas do Abarebebê

17/02/2018 - 09:25 - Atualizado em 17/02/2018 - 09:25

Peruíbe completa, neste domingo (18), 59 anos de emancipação político-administrativa recompondo sua história e planejando o futuro. Por isso, a Administração Municipal vai reabrir o Museu do Sítio Arqueológico das Ruínas do Abarebebê, nos próximos dias, e a Maternidade Municipal, nos próximos meses.

As obras fazem parte do programa de recuperação da Cidade, iniciado pela Prefeitura, com a retomada de projetos que estavam parados. Entre elas, a pavimentação da Avenida Gheorge Popescu (uma das principais vias da Cidade), com investimentos de cerca de R$ 12 milhões; as creches Santa Izabel e Antonio Novaes; a retomada do projeto do Hospital Municipal, que ficou parado na administração passada; e a reforma da Maternidade.

“Queremos os filhos de Peruíbe nascendo na Cidade. Estamos investindo cerca de R$ 1,4 milhão (recursos do Município) e a unidade deve ser entregue até o segundo semestre”, diz o prefeito Luiz Maurício (PSDB).

Peruíbe é considerada a Terra da Eterna Juventude (Foto: Acervo A Tribuna)

Museu

Fechado há 12 anos, o Museu do Sítio Arqueológico das Ruínas do Abarebebê passa por obras de restauração. Quando reaberto, receberá cerca de 30 mil peças descobertas em escavações no local. Formado principalmente por peças de cerâmica indígena, o acervo está guardado no Museu de Arqueologia e Etimologia da Universidade de São Paulo, na Capital. 

Data festiva

A história da emancipação teve seu marco inicial na véspera do Natal de 1958, quando os filhos da terra disseram sim à mudança da microrregião de Itanhaém para Cidade. 

Após o festivo 24 de dezembro, a consolidação do sonho se deu, definitivamente, no dia 18 de fevereiro de 1959, quando a antiga Peruhybe se transformou em Peruíbe.

Confira a programação: 

Sábado (17)
10 horas - Entrega de melhorias no Sítio Arqueológico das Ruínas do Abarebebê.
21 horas - Shows em comemoração ao aniversário de Peruíbe, com Samba Groove, Grupo Façanha e Diogo Nogueira, na Praia do Centro.

Domingo (18)
7 horas - Largada da Meia Maratona de Peruíbe, com concentração nas imediações do Aquário Municipal.
8 horas - Hasteamento da Bandeira, na Praça da Matriz.
8h15 - Missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz.
10 horas - Inauguração da nova sede da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, na Avenida Padre Anchieta, no Centro.
17 horas - Bolo comemorativo de aniversário com 59 metros, na Avenida São João, próximo à Praça Ambrósio Baldin.
18 horas - Shows com Luan Gabriel (The Voice Kids), Banda Jozés e 4 Cilindros, no Palco Central.

Especial

A Tribuna traz em sua edição deste domingo, um caderno especial sobre a Cidade do Litoral Sul, que é considerada a Terra da Eterna Juventude. 

O município da Baixada Santista é considerado uma rica área, que também é berço da Estação Ecológica Jureia-Itatins, de praias paradisíacas, de tesouros culturais e históricos. A Cidade também e reconhecida por sua magia e por ser a capital nacional dos discos voadores.

Veja Mais