Parque Ecológico Voturuá é diversão garantida para crianças e adultos

No equipamento, visitantes podem acompanhar a alimentação de alguns animais quase o dia todo

26/01/2018 - 10:44 - Atualizado em 26/01/2018 - 10:55

Hipopótamo Ramon é um dos destaques do espaço (Foto: Alberto Marques/AT)

No coração da Vila Voturuá, em São Vicente, um espaço verde encanta crianças e adultos. É o Parque Ecológico Voturuá - Tércio Garcia, onde o silêncio somente é quebrado pelo rugido dos leões Nanji, Nauê, Kiara e Naja e pelo canto dos pássaros, que vivem ou que passam pelo local para se alimentar.

Um pequeno paraíso, onde também é possível contemplar o gigantesco e simpático Ramon, abrindo a enorme boca para ganhar um afago ou a metade de uma melancia, fruta que o hipopótamo mais querido do parque nunca dispensa.

Aliás, o hipopótamo Ramon, um jovem com mais de três toneladas e que está no local desde pequeno, faz parte, assim como os leões, de uma família que conta com mais de 100 bichos, divididos em 20 espécies, como aves, répteis e mamíferos. Por isso, ao longo dos 825 mil metros quadrados de área, o visitante tem a chance de ver saguis, macacos-pregos, tucanos, papagaios, araras e muitos outros bichos.

Uma atração à parte é a hora da alimentação dos animais, que pode ser acompanhada pelos visitantes. De terça a sexta-feira, os jabutis recebem a alimentação às 10h30, o hipopótamo às 11 horas, as aves ao meio-dia, o carcará às 13 horas, os macacos às 14h30, o hipopótamo tem a segunda refeição às 15 horas e os leões, às 16. Nos sábados, domingos e feriados os jabutis se alimentam às 10h30, o hipopótamo às 11 horas, os macacos às 14 horas e o hipopótamo às 15 horas.

ver galeria
1/6


Bela flora

O Parque também encanta os visitantes por reunir inúmeras espécies da flora oriunda da Mata Atlântica, o que permite e convida para se relaxar e contemplar a natureza. Os mais aventureiros têm como opção algumas trilhas em meio à vegetação. Mas, para percorrê-las, é preciso verificar se existe a disponibilidade ou se elas estão abertas para as caminhadas.

Os visitantes também contam com boa infraestrutura de lazer, com playground para as crianças e espaços culturais. Entre esses espaços, destaque para o Museu do Escravo, que reúne cerca de 800 peças, retratando o período da escravidão no Brasi. Outra dica é o recém-criado Espaço de Leitura e de Paz, que fica próximo à área reservada aos leões e idealizado a partir do uso material ecológico.

O Parque Ecológico Voturuá - Tércio Garcia, que foi criado em 21 de setembro de 1954, fica na Rua Dona Anita Costa, s/nº na Vila Voturuá. Os ingressos custam R$ 2,00. Crianças de até 5 anos e adultos acima de 60 anos não pagam ingresso. A visitação acontece de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

Veja Mais