Papai Noel de shopping de Santos sofre AVC e mobiliza redes sociais

Internado, Zico Noel não poderá trabalhar na véspera de Natal, mas contará com ajuda financeira

22/12/2017 - 16:10 - Atualizado em 22/12/2017 - 16:30

Zico Noel é o Papai Noel mais famoso da Baixada Santista (Foto: Divulgação)

O Papai Noel que cativou sorrisos e sonhos das crianças ao longo dos últimos 18 anos agora motivou uma rede de solidariedade entre adultos. Famoso como Zico Noel nesta época do ano, o aposentado Augusto Matias Tomaz, de 69 anos, teve Acidente Vascular Cerebral (AVC) e não poderá trabalhar na véspera de Natal, mas está contando com a ajuda de centenas de pessoas para não ficar no prejuízo.

Ele passou mal em casa, em São Vicente, na manhã de quarta-feira (20). Foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Municipal (antigo Crei), onde ficou internado até a manhã seguinte, para controle da pressão arterial.

Zico Noel não pôde fazer tomografia, porque, segundo parentes, o hospital não tem equipamento para realizar exames em pacientes com mais de 100 quilos.

Nessa quinta-feira (21), a família levou o aposentado para a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) Central, em Santos, de onde seria transferido, na tarde desta sexta-feira (22), para o Hospital Beneficência Portuguesa, após a confirmação do diagnóstico de AVC isquêmico.

"Ele está consciente e falando, embora com a voz um pouco embolada e a visão atrapalhada. Ele também não fica em pé, mas são sequelas que, com o tempo, irão passar", disse a filha de Zico Noel, a confeiteira Graciela Tomaz, de 40 anos.

Augusto se veste de Papai Noel há 18 anos. Trabalhou no Shopping Balneário e há três anos faz a alegria dos visitantes do Pátio Iporanga.

Aposentado Augusto Matias Tomaz encarna o Papai Noel há 18 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Ele também costuma ser contratado para visitar casas de famílias no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Por conta do AVC, não poderá fazer isso neste ano. Mas Zico Noel, tão querido que é, não ficará desamparado.

Uma das maiores fãs dele, a secretária Claudia Zanetti Martins, de 44 anos, criou uma "vaquinha" na internet para arrecadar R$ 10 mil e ajudar o homem que encarna o maior símbolo do Natal. Ela leva a filha, Jessica, de 7 anos, todos os anos, desde o nascimento dela, para ver Zico Noel nos shoppings.

"Como o Zico está internado e não vai poder sair para fazer as visitas individuais em que recebe o dinheiro para pagar as dívidas, vai perder os 15 clientes da véspera de Natal. Esse dinheiro faz falta. Se ele não vai conseguir fazer as visitas, porque não ajudar? Se eu tivesse dinheiro, eu dava. Como não tenho, fiz a vaquinha. E as pessoas estão ajudando", contou Claudia.

A vaquinha começou na noite dessa quinta-feira e, em menos de 24 horas, a arrecadação passou de R$ 4,7 mil. Clique aqui para ajudar.

"Ele é realmente uma pessoa muito amada. Eu vi que o mundo tem esperança. Existem pessoas boas que estão ajudando, porque o Zico é uma pessoa muito querida e merece", disse Claudia, entre lágrimas. "Ele tem a cara do Papai Noel e sempre tratou a todos com muita simpatia".

A mobilização nas redes sociais também emocionou a filha de Zico Noel. "Nós ficamos arrepiados o tempo inteiro só de ver todas as manifestações de carinho, de todo mundo querendo ajudar", comentou Graciela.

Substituição

No Pátio Iporanga, Augusto teve de ser substituído às pressas. "Contratamos de forma emergencial outro Papai Noel, porque tínhamos que cobrir a lacuna, mas o Zico é insubstituível", cravou o gerente do shopping, Marcos Quirino.

Nesta sexta e sábado (23), o Papai Noel atende as crianças das 15 às 21 horas. No domingo (24), o horário será das 11 às 16 horas. 

Veja Mais