Obras para transformar teatro em hospital poderão ser iniciadas neste semestre

Já estão em fase de conclusão os estudos técnicos para a implantação da unidade

12/01/2018 - 14:59 - Atualizado em 12/01/2018 - 15:15

Unidade abrigará setor de Oncologia e Nefrologia
(Foto: Divulgação/PMC)

As obras de adaptação do antigo teatro municipal de Cubatão como central de atendimentos de alta complexidade médica, anexa ao Hospital Municipal Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, poderão ser iniciadas ainda neste semestre. 

O prazo foi anunciado pela Administração Municipal após reunião realizada com a Fundação São Francisco Xavier, administradora do hospital, na última quarta-feira (10).  

Conforme a Fundação, estão em fase de conclusão os estudos técnicos para a implantação da unidade no antigo teatro. Entre as adaptações previstas no prédio do antigo teatro constam a implantação de uma unidade de tratamento de água. Melhorias na iluminação interna do prédio e no paisagismo também estão sendo discutidas. 

Quando a adaptação estiver completa, conforme a Prefeitura de Cubatão, funcionarão no local uma câmara hiperbárica; um setor de Oncologia e outro de Nefrologia, com equipamentos para diálise e hemodiálise. 

Segundo informações da Administração Municipal, há recursos da ordem de R$ 8 milhões para a compra dos equipamentos. O dinheiro será proveniente de Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), firmado com uma empresa local. 

Os serviços a serem prestados não existem hoje em Cubatão, e os pacientes têm de ser levados para unidades em outras regiões. O custo deste deslocamento é de responsabilidade da Prefeitura - portanto, o início das novas atividades representará uma economia para os cofres municipais, além de mais conforto aos pacientes.

Veja Mais