Nossa Senhora Aparecida: católicos celebram 300 anos de fé e devoção

Aparição da santa completa três séculos nesta quinta-feira; região tem programação especial

12/10/2017 - 08:55 - Atualizado em 12/10/2017 - 13:17

Em Santos, diversas missas serão realizadas
em homenagem à santa (Foto: Nirley Sena/AT)

Milhares de fiéis participam nesta quinta-feira (12) de missas em celebração à Nossa Senhora Aparecida, na região. Este ano, o encontro da imagem da padroeira do Brasil completa 300 anos. Para celebrar a data, além de missas, a programação inclui passeio ciclístico, shows e até carreatas.

Em Santos, a primeira celebração ocorreu às 7 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida. No local estão previstas diversas missas até as 15 horas no interior da paróquia. Às 18h, uma missa campal será realizada em frente a igreja pelo padre Lucas Alves, seguida de procissão luminosa. Um show da banda Blow Up encerra os festejos.

Por volta das 9 horas, a Reportagem esteve na paróquia e acompanhou a uma das celebrações. Neste horário, milhares de devotos acompanharam a missa presidida pelo bispo diocesano dom Tarcísio Scaramussa, que destacou a importância de Maria na vida dos fiéis.

“Todo ano fazemos a festa de nossa senhora e, em todas estas festas nos lembramos de nossa fé cristã, que temos Maria como mãe. Esse ano, de modo especial, temos a lembrança dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba, por três pescadores”.

Segundo o padre Lucas Alves da Silva, pároco da igreja, é através da eucaristia que os devotos podem renovar a fé em Jesus Cristo. “Temos o agradecimento de Deus pelas graças e bênçãos derramadas ao longo destes anos e, de modo especial, neste ano mariano, onde muitos fiéis puderam se encontrar com Maria através do seu sim, do seu silêncio, através das formações e de diversas liturgias, que puderam aproximar-se cada vez mais o povo diante da misericórdia e do amor. 

Confira abaixo a programação preparada na região em celebração à padroeira: 

Cubatão 

Em Cubatão, missas serão realizadas na Capela Jesus Ressuscitado (Rua Jornalista Donato Ribeiro, 33, Vila Ponte Nova) até as 13h45. A programação inclui ainda adoração ao santíssimo Senhor, às 14h; carreata rumo à comunidade Aparecida, na Ilha Caraguatá, às 16 horas; procissão às 17h e missa na capela às 18 horas. 

Guarujá 

Já em Guarujá, um passeio ciclístico, com saída da Matriz de São José (Rua Hélio Ferreira, 598), no Jardim Boa Esperança, deu início às celebrações em homenagem à padroeira. Às 10h30 ocorrerá uma santa missa com consagração das crianças, imposição do escapulário e coração de Nossa Senhora Aparecida, na Matriz de São José. 

Também estão previstas procissão na comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Osvaldo Cruz, 50, em Vicente de Carvalho, a partir das 17 horas e missa campal, às 18 horas. 

Já na Capela Aparecida, na Rua Pardal 400, no Jardim dos Pássaros, ocorrerá, a partir das 16 horas, um terço seguido de procissão. Uma santa missa seguida de quermesse acontece às 18h30, na Paróquia Santa Rosa de Lima, na Rua Manoel da Cruz Michael 297, no Santa Rosa. 

No Sítio Conceiçãozinha também está prevista, a partir das 18 horas, uma procissão seguida de missa na comunidade. 

Mongaguá 

No Município, uma missa solene ocorrerá às 11 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Aparecida (Avenida São Paulo, 1.679). A programação continua com um almoço especial da padroeira, às 13h; animação musical às 15h; encenação do achado da imagem às 16h; procissão às 18 horas e coroação de Nossa Senhora, às 19h30. 

Praia Grande 

Em Praia Grande, a programação teve início às 6h30, com uma alvorada e café da manhã comunitário, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Avenida Estados Unidos, 852, no Samambaia). Hoje ainda estão previstos uma carreata com a bênção de carros, a partir das 10 horas; terço dos homens, às 12 horas; missa e procissão às 17h. Um show de Roberto e Uriel, seguido de queima de fogos, marca o encerramento da festa na Cidade. 

Em Santos, devotos participam de missas em louvor à padroeira  (Foto: Nirley Sena)

Santos

 

Na Cidade, missas acontecem ao longo do dia na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Avenida Afonso Pena, 614). Às 18 horas, uma missa campal seguida de procissão luminosa ocorre no local. Após a missa, show da banda Blow Up. 

São Vicente

Em São Vicente, a partir das 15h30, ocorre procissão, saindo da Igreja Matriz de São Vicente e seguindo até o Japuí. Ainda na Cidade ocorre uma procissão e missa em louvor à padroeira, na Praça Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nossa Senhora de Fátima. Uma missa solene campal na capela Nossa Senhora Aparecida, no Japuí, encerra a programação. 

Veja Mais