Na memória de santistas há 72 anos, Orquidário tem novidades para 2018

Com área verde e animais, parque zoobotânico é opção de visitação para turistas

03/01/2018 - 11:04 - Atualizado em 03/01/2018 - 11:04

Na entrada, a Fonte Ninfa de Naiade é um dos locais preferidos dos turistas (Foto: Alexsander Ferraz/AT)

Presente na história de santistas e de moradores de outras cidades da região, o Orquidário de Santos é uma das atrações que os turistas têm, há 72 anos, como dica para conhecer no verão. É um passeio no qual se desfruta do parque zoobotânico mais tradicional da Baixada.

Em quase 25 mil metros quadrados, dos quais 19 mil de área verde, o visitante se esquece da agitação exterior para se integrar à área, que reproduz um pouco da Mata Atlântica no José Menino.

Há mais de 4 mil variedades de orquídeas, 1.020 árvores (de 174 espécies) e 450 animais (de 64 espécies, sem contar pássaros que pernoitam ou buscam abrigo no local).

Atração que a menina santista Gabriela Tavares Lotfi, de 10 anos, não deixa de visitar. “Adoro os macacos, mas tudo aqui é muito legal”, diz, ao lado da irmã, Manuela, de 5 anos, e da amiga Melissa Shwarzwalder Baddine de Paula, com 4.

Belezas

Na entrada, a famosa Fonte Ninfa de Naiade – monumento transferido do Centro da Cidade em 1958 – é um dos pontos preferidos para quem gosta de tirar fotos e apreciar pássaros, como o tiê-sangue, que se refresca na água da fonte.

O Orquidário também tem o Viveiro de Visitação Interna, com aves soltas; playground (em fase final de reforma); Trilha do Mel, onde se podem conhecer várias espécies de abelhas silvestres; e o Espaço Angico, criado em dezembro e onde há uma árvore de angico, que requer quatro pessoas para abraçá-la.

No lago, destaques para os curiosos cágado de barbicha, tartaruga tigre e tartaruga de orelha vermelha. No espaço, também estão carpas e aves como a saracura, o socó-dorminhoco e o biguá.

Em outras áreas do parque podem ser vistos jabutis, pavões, veados, araras-azuis (arara una) e uma jiboia. Se der sorte, o visitante verá cutias cruzando o parque.

Visitação

O Orquidário, que na fica Praça Washington, s/nº, José Menino, abre de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas. O ingresso custa R$ 8,00 (adultos) e R$ 4,00 (crianças de 8 a 12 anos, estudantes com carteirinha e idosos de 60 a 64 anos). Menores de 7 anos e maiores de 65 anos não pagam.

Curso

O Orquidário abre, nesta quarta-feira (3), inscrições para o curso de férias O que É Lixo para Você, com 90 vagas em três turmas: de 8 a 12 anos, de 15 a 19 e de 22 a 25.

Veja Mais