Motoristas devem ficar atentos ao vencimento do IPVA

Para os veículos com placas final 1, o vencimento do tributo é já no próximo dia 9

02/01/2018 - 09:40 - Atualizado em 02/01/2018 - 09:45

É possível quitar o imposto à vista, com 3%
de desconto (Foto: Divulgação/Fazenda SP)

Proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo, que quiserem pagar o IPVA de 2018 em três parcelas, devem ficar atentos. Para os carros com placas final 1, o vencimento é já no próximo dia 9. 

É possível pagar o imposto até a data do vencimento da placa em cota única, com 3%¨de desconto; em cota única até fevereiro, sem o desconto, ou em três parcelas, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março. 

> Confira o calendário de pagamento do IPVA 2018

A consulta dos valores do tributo pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo.

Também é possível verificar diretamente no endereço www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br, mediante o número do Renavam e placa do veículo.

Este ano, as alíquotas permanecem inalteradas. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. Já os veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Já os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%. 

O contribuinte que desejar também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo. 

Veja Mais