Ministro da Saúde debate SUS em encontro regional

Ricardo Barros vem a Santos participar do último fórum da série A Região em Pauta

05/12/2017 - 22:06 - Atualizado em 05/12/2017 - 22:11

Evento ocorrerá no auditório da TV Tribuna
(Foto: Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirmou ontem sua participação no último encontro da série A Região em Pauta deste ano, sobre Saúde, na próxima segunda-feira, 14h30, no auditório da TV Tribuna. As inscrições, limitadas, já estão abertas. 

Iniciativa de A Tribuna, o encontro será aberto pelo ministro, que falará sobre a situação da saúde pública na Baixada Santista, perspectivas de recursos para o próximo ano e os principais problemas que afetam o setor, especialmente quanto ao financiamento e aumento de verba para cirurgias de média e alta complexidades.

O tema Saúde tem sido pauta constante dos prefeitos da região. No último dia 28, a falta de leitos hospitalares voltou ao centro dos debates na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), realizada em Mongaguá. Os prefeitos apontam essa carência como um dos principais fatores que travam as cirurgias eletivas (aquelas em que não há urgência na realização). Levantamento apresentado em outubro pelo presidente do Condesb, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, apontou a existência de ao menos 10 mil cirurgias em fila de espera nos nove municípios da região. Os casos que predominam são cirurgia de vesícula para retirada de cálculo, correção de hérnia, procedimentos ginecológicos, cirurgias vasculares e catarata. Em algumas situações, a espera chega a 18 meses.

Para zerar essa fila ou reduzi-la, os hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) necessitam de aumento da verba ou verba extra para realização de mutirões.

Em julho deste ano, o ministro Ricardo Barros recebeu uma comitiva de prefeitos e deputados da região para ouvir essas e outras queixas relativas ao SUS, e prometeu aumentar o repasse em R$ 10 milhões, mas seria preciso que cada Prefeitura apresentasse seu projeto de aumento no atendimento. Esse processo ainda está em curso.

Além da participação do ministro, o fórum de segunda-feira terá dois painéis para discutir outras questões do setor, com a presença de secretários municipais, prefeitos e especialistas.

A Região em Pauta é uma iniciativa de A Tribuna e está em seu segundo ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. O auditório da TV Tribuna fica na Rua João Pessoa, 350, Centro de Santos.

Veja Mais