Meteorologista aponta para possíveis alagamentos no Litoral Sul e Vale

Alerta para estas duas regiões, de acordo com o Climatempo, segue até domingo (14)

11/01/2018 - 17:53 - Atualizado em 11/01/2018 - 18:08

Choveu em alguns bairros de Santos na tarde desta quinta-feira (Foto: Vanessa Rodrigues/AT)

Uma combinação da circulação de ventos, em diversos níveis da atmosfera, vai manter o tempo bastante instável até domingo (14) no litoral de São Paulo. Enquanto em alguns bairros de Santos choveu forte na tarde desta quinta-feira (11), o cenário de céu com nuvens carregadas já tem sido visto desde o início da semana em cidades do Vale do Ribeira e Litoral Sul. Para essas regiões, os meteorologistas fazem alerta para possíveis alagamentos e deslizamentos.

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, do Instituto Climatempo, o alerta para chuva moderada a forte, principalmente para essas regiões, se mantém até domingo (14). "O motivo é porque já choveu muito no começo da semana e os temporais devem continuar".

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden), entre às 14 horas de domingo (7) e o mesmo horário desta quinta-feira (11), ou seja, em quatro dias, choveu 126 mm na região de Miracatu, no Vale do Ribeira.

Chuva em Miracatu provocou deslizamento de
terra em rodovia, no domingo. Leia mais aqui

"A média de chuva para janeiro é de aproximadamente 260 mm nessa cidade. Em Peruíbe, no mesmo período, choveu 132 mm e a média para janeiro fica em torno de 270 mm. Portanto, as duas regiões receberam em quatro dias cerca de 50% da média normal de chuva para todo o mês", alerta Josélia.

Na sexta-feira (12) e no sábado (13), o risco de chuva forte nas cidades da Baixada Santista é maior por conta da passagem de uma área de baixa pressão - fenômeno que força a concentração do ar úmido e gera as nuvens de chuva - pelo litoral. A meteorologista afirma que a baixa pressão vai ajudar a concentrar a umidade e o calor facilitando a formação de nuvens carregadas em toda a região.

"As pancadas de chuva serão frequentes nesta sexta e no fim de semana. O ar fica abafado, mas há chance de alguns períodos com sol ou apenas o mormaço", finaliza a meteorologista.

Calor continua

Apesar da previsão de chuva, o calor e sensação de abafamento continuam nos próximos dias. Em Santos, por exemplo, a máxima prevista para sábado (13) e segunda-feira (15) chega a 31ºC, com mínima que não deve ultrapassar os 23ºC.

Em Peruíbe, a previsão do Climatempo aponta 30ºC no domingo (14) e 32ºC na segunda (15), com mínima, nos dois dias, de 20ºC. Já em Miracatu, a previsão é idêntica à cidade do Litoral Sul.

*Colaborou Daniel Keppler

Veja Mais