Mergulhadores iniciam fixação de estacas para instalação de geobags na Ponta da Praia

Trabalho começou próximo do trecho da mureta que foi demolido na última semana

12/01/2018 - 08:33 - Atualizado em 12/01/2018 - 08:37

Previsão é que nesta sexta comece a montagem dos tubos que levarão a areia até os bags
(Foto: Susan Hortas/PMS)

Com o apoio de uma draga, mergulhadores iniciaram, nesta quinta-feira (11), a fixação das estacas que servirão para guiar a instalação dos geobags de areia, para a contenção dos efeitos da ressaca, em Santos. 

O trabalho começou próximo do trecho da mureta que foi demolido, na última semana, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, na Ponta da Praia. 

De acordo com informações da Administração Municipal, os tubos que serão usados para levar a areia até os bags já estão no Município e a previsão é que a montagem comece ainda nesta sexta-feira (12). 

A barreira é uma estrutura formada por 49 bags, que começa a partir da mureta da praia e segue mar adentro por 275 metros, além de uma outra paralela ao muro, com 240 metros de extensão. A estrutura terá mais de 500 metros e será formada por bags de tecido geotêxtil, preenchidas com 7 mil metros cúbicos de areia. 

Os geobags serão posicionados e travados no solo mediante trabalho com embarcações e profissionais como mergulhadores, engenheiros e fotógrafos. O custo estimado do serviço é de cerca de R$ 3,2 milhões, com verba do Ministério Público Estadual (MPE). 

Veja Mais