Martins Fontes é homenageado pela Academia Santista de Letras

Programação começou no domingo (17), com declamação de poesias, e vai até sábado (23)

18/06/2018 - 10:33 - Atualizado em 18/06/2018 - 16:29

Maria Araújo, presidente da ASL (à esquerda), foi ao busto de Martins Fontes prestar homenagens (Foto: Divulgação)

Como é bom ser bom, Serenata, Canção Caiçara e Minha Mãe foram algumas das poesias de Martins Fontes declamadas na manhã deste domingo (17), em frente ao seu busto, no jardim da orla da Pompeia, próximo ao Canal 2, também por outros poetas da Cidade.

A iniciativa foi do grupo Tertúlia Poética, para prestar homenagem ao médico e poeta santista, no ato que marcou a abertura da 12ª Semana Martins Fontes, realizada pela Academia Santista de Letras (ASL) e que prossegue até sábado (veja abaixo).

Além de representantes da ASL, participaram integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, da União Brasileira de Trovadores e Amigas de Martins Fontes.

“Ele foi médico da Beneficência Portuguesa, do Hospital Guilherme Álvaro e da Santa Casa, mas nasceu poeta. Sua poesia transmite amor”, afirmou a presidente da ASL, Maria Araújo, contando que o poeta, nascido em 23 de junho, a mesma data de fundação da ASL, costumava usar um cravo vermelho na lapela.

Preservação da obra

O diretor técnico da Fundação Arquivo e Memória de Santos Sérgio Willians ressaltou que o evento tem como intuito preservar a vida e a obra de Martins Fontes, que pregava, em seus poemas, a solidariedade.

“Nos dias de hoje, a vibração de se doar é necessária. E Santos é a terra da caridade. Que isso seja sempre cultuado e que haja mais envolvimento da sociedade. Quem valoriza a história valoriza seu patrimônio, que é de todos nós”. 

Confira a programação

Segunda-feira (18), às 10h: romaria dos cravos vermelhos no Cemitério do Paquetá, onde está sepultado Martins Fontes.

Terça-feira (19), às 17h: Chá das Cinco com declamação de poesias de Martins Fontes na sede da Academia Santista de Letras (ASL), à Rua Soares de Camargo, 17, Boqueirão.

Quarta-feira (20), às 20 h: Tertúlia Poética, no Clube 21 Amigos Irmãos.

Sexta-feira (22), às 19h30: Entrega de prêmios de concurso literário na Academia Santista de Letras.

Sábado (24), às 16h: Encerramento na Pinacoteca Benedicto Calixto, com a pianista e poetisa Glorinha Velloso.

Veja Mais