Lojas da Baixada Santista iniciam Black Friday mais cedo; confira horários

Há estabelecimentos dando descontos já a partir desta quinta-feira (23)

23/11/2017 - 11:27 - Atualizado em 23/11/2017 - 11:28

Gabriela está à procura de uma geladeira e espera preços bons (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)

Está aberta oficialmente a temporada de caça às promoções de final de ano. Nesta sexta-feira (24), acontece a Black Friday, mas há lojas que começam a oferecer descontos na noite desta quinta (23).

É o caso do Hipermercado Extra, da Ana Costa, em Santos, que deve iniciar as ofertas a partir das 22 horas e permanecer aberto até a meia-noite de sexta.

Algumas unidades das lojas Americanas, como a do Gonzaga, também abrem as portas ao público a partir da meia-noite desta quinta

A auxiliar administrativa Elaine Cristina Silva de Oliveira, de 33 anos, sabe o quanto pode ser vantajoso aproveitar a data. “Nas duas últimas edições da Black Friday comecei a montar o meu enxoval e valeu muito a pena a economia”, conta.

Este ano, Elaine está de olho em um forno elétrico e já começou a monitorar os preços. “O mais barato que encontrei foi R$ 289,00. Na sexta, só levo se encontrar por até R$ 199,00”.

Quem está aproveitando o horário de almoço para acompanhar os preços antes da promoção é a funcionária pública Gabriela Toaiari, de 27 anos.

“Quero uma geladeira e vou tentar comprar nesta sexta, mas os preços têm que estar bons realmente. Vou conferir”, diz.

A auxiliar de limpeza Stefanie dos Santos Oliveira, de 31 anos, só olhou os preços nas lojas físicas por desencargo de consciência. “Prefiro comprar pela internet. É mais fácil de comparar os preços e as coisas acabam saindo mais baratas”, avalia.

Fiscalização

Para ajudar os consumidores, o Procon-SP vai colocar em seu site um formulário especial para reclamações e denúncias que ficará disponível a partir das 18 horas desta quinta-feira.

O órgão também criou a hashtag #ProconSPdeolhona BlackFriday, que os internautas poderão usar para denunciar, por meio das redes sociais, problemas como cancelamento da compra sem justificativa e preços abusivos de fretes.

O Procon-Santos deve percorrer as lojas físicas em busca de irregularidades.

Cuidados

Pesquisa prévia

Nem tudo o que é apresentado como oferta realmente está abaixo do valor. O ideal é que você já tenha feito uma lista do que deseja e venha acompanhando o preço dos produtos que quer há alguns dias. Assim, você vai saber se estão tentando enganá-lo.

Na última hora: se você não se programou com antecedência, algumas unidades do Procon fizeram pesquisas prévias de preços. Em Santos, a lista de 500 produtos pode ser vista pelo site.

Na ponta do lápis

Na hora de fechar a compra, se for parcelar, confira se há juros e taxas que podem fazer o desconto não valer a pena.

Lojas confiáveis 

Se você optar pelas compras pela internet, é bom redobrar a atenção na hora de escolher a loja. Além das empresas que estão cadastradas no site oficial do evento, outras podem fazer promoções que valem a pena. Para todas, vale sempre checar, principalmente aquelas que oferecem ofertas muito boas. Veja se o site traz dados como razão social, nome da empresa, número do CNPJ, endereço e telefone para contato.

Reputação

Uma busca em sites de reclamações e redes sociais também pode se verificar se a empresa já apresentou problemas de entregas e se outros consumidores se queixam das práticas comerciais. Vale consultar a lista do Procon-SP de sites a serem evitados.

Sites seguros 

Fique atento na hora de fechar a compra on-line. Colocar dados pessoais e número do cartão de crédito em qualquer um pode dar muita dor de cabeça. Observe se a loja escolhida tem Certificado de Segurança SSL, que é o cadeado verde encontrado na barra de endereços.

Olho atento no final

Ao encerrar a compra, observe com atenção se o valor cobrado é o mesmo que foi anunciado e o prazo de entrega. O valor do frete também pode fazer com que o desconto não seja tão vantajoso.

Tudo documentado

Não se esqueça de pedir a nota fiscal do produto. E, para se garantir contra qualquer problema, é importante imprimir o comprovante da compra, além da oferta anunciada no site. Quanto mais registros da operação, será melhor na hora de reclamar de algo que não tiver saído como o previsto.

Lojas com horário especial

Carrefour: todas as lojas abrirão as portas mais cedo, com funcionamento a partir das 6h. O horário de fechamento permanece normal, às 23h.

Casas Bahia: as lojas de rua abrirão a partir das 6h e fecharão às 22h. As de shopping seguirão os horários de cada estabelecimento.

Pão de Açúcar: com exceção daqueles que funcionam dentro de shoppings, as lojas abrirão às 6h desta sexta-feira.

Extra: o hipermercado faz a virada de preços nesta quinta-feira, às 22h, e funciona até meia-noite de sexta para sábado.

Americanas: algumas unidades, como a do Gonzaga, devem abrir as portas a partir da meia-noite.

Magazine Luiza: as lojas abrirão das 7 às 22h.

Veja Mais