Justiça Eleitoral inaugura posto em São Vicente para agilizar cadastro biométrico

Unidade, localizada na subprefeitura, será inaugurada nesta sexta-feira

17/01/2018 - 15:42 - Atualizado em 17/01/2018 - 17:20

Objetivo da Justiça é aumentar o número de
eleitores cadastrados (Foto: Divulgação)

A Justiça Eleitoral inaugura nesta sexta-feira (19), às 14 horas, um Posto de Atendimento em São Vicente para agilizar o cadastramento biométrico na Cidade. A unidade, que funcionará dentro da subprefeitura (Avenida Ulysses Guimarães, 1.211), receberá três kits biométricos e terá capacidade para atender até 70 eleitores diariamente.

O objetivo da Justiça Eleitoral é aumentar o quantitativo de eleitores com digitais cadastradas, pois apenas 33.663 (13,37%) participaram do procedimento desde a sua implantação, em 24 de agosto de 2015.

O novo local, que funcionará até 9 de maio, também ficará mais acessível para o eleitor que mora na Área Continental da Cidade, já que os dois cartórios, localizados na parte insular, ficam distantes do continente.

Obrigatoriedade 

A biometria está sendo implementada gradativamente no Estado, sendo atualmente obrigatória em 84 municípios. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que todo o eleitorado do Brasil esteja cadastrado até 2022.

Na região, o cadastramento ainda está na fase ordinária, ou seja, o eleitor vai de forma espontânea. A recomendação da Justiça, no entanto, é que o eleitor se adiante e faça seu cadastramento o quanto antes. A vantagem é evitar filas e o cancelamento da documentação.

O que levar  

Para fazer o cadastramento biométrico, é necessário levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência em nome do eleitor e com no máximo três meses de emissão e título de eleitor, se tiver. Vale lembrar que é necessário agendar o serviço no site do TRE.  

Veja Mais