Inverno vai esquentar nesta semana, passando dos 30°C, aponta previsão

Céu aberto, sem nebulosidade, e o ar seco predominarão na Baixada Santista

14/07/2018 - 18:32 - Atualizado em 14/07/2018 - 18:33

Prepare-se nesta semana para ouvir (ou, até mesmo no ímpeto, desabafar) aquelas frases do tipo “não há saúde que aguente!” Depois de uma semana fria, com temperaturas de 12°C pela manhã, a Baixada Santista terá dias com termômetros ultrapassando a marca dos 30°C em pleno inverno.

Meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Bruno Miranda explica que o céu aberto, sem nebulosidade, e o ar seco predominante na região Sudeste permitirão que as temperaturas subam a partir do final das manhãs e durante as tardes, pelo menos até sexta-feira (20).

As máximas, nos próximos cinco dias, devem variar entre 28 e 33°C e as mínimas ficam nos 19 a 22°C. Uma frente fria que chega ao Sul do País hoje até se aproxima da região na quarta-feira mas é desviada para o oceano pois o ar seco bloqueia sua entrada. As chances de chuva para a semana são próximas de zero, segundo o meteorologista. “É comum que, mesmo no inverno, tenhamos dias mais quentes devido à predominância do sol”.

Caso se estenda até a semana seguinte, essa alta brusca nas temperaturas poderá ser considerada um veranico - período com características de verão em pleno inverno.

Miranda alerta para a necessidade de filtro solar durante a semana pois a incidência do sol será moderada, entre 5 e 6 em uma escala até 10, o que já pode representar risco à saúde da pele.

Veja Mais