Institutos meteorológicos alertam para volta do frio e das chuvas à Baixada

Motivo é a chegada de uma nova frente fria, vinda do Sul; tempo muda já nesta terça-feira

12/06/2018 - 12:01 - Atualizado em 12/06/2018 - 13:30

Tempo bom na Baixada deverá durar pouco: vem aí uma nova frente fria (Foto: Rogério Soares/AT)

Quem está se preparando para assistir à abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (14), não deve se empolgar muito com o tempo bom da manhã desta terça-feira (12). Segundo os institutos de meteorologia consultados por A Tribuna-On line, uma frente fria que vem do Sul do Brasil chegará à região e promete derrubar a temperatura, trazendo vendaval e pancadas de chuva.

Alguns sinais dessa mudança no tempo poderão ser vistos já no fim da tarde desta terça. A temperatura em Santos, que por volta das 11h chegou a 35 graus, deverá cair rapidamente, chegando aos 20 graus às 20 horas, segundo informações do Climatempo. Além disso, pancadas de chuva poderão acontecer à noite e na madrugada de quarta-feira (13).

Ainda segundo o instituto, as chuvas e baixas temperaturas seguirão presentes na região até a próxima segunda-feira (18). Nesse período, as máximas não devem passar de 23 graus, e as mínimas podem chegar até 14 graus. As chances de chuva ultrapassam 80% em todos os dias, exceto na segunda, quando são de 60%. A partir do dia 19, no entanto, as temperaturas sobem e a previsão de chuvas cessa para a Baixada.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) tem previsões semelhantes. O órgão emitiu um alerta meteorológico de atenção para boa parte do Estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista, no qual também prevê a chegada da frente fria vinda do Sul e, com ela, vendaval, chuvas intensas e tempestades de raios. 

Sobre a temperatura, o instituto também prevê uma queda a partir desta quarta. Até a próxima terça-feira (19), a previsão de máxima é de 22 graus, com as mínimas chegando a 14 graus. Já em relação às chances de chuva e sua duração, o Cptec/Inpe estima em 30% a possibilidade de precipitação entre sexta-feira (15) e domingo (17), e projeta que já a partir de domingo o tempo fique limpo.

Veja Mais