Inscrições para o Fies 2018 poderão ser realizadas entre 6 e 9 de fevereiro

Para disputar vagas, estudante precisa ter nota mínima de 450 pontos no Enem

02/01/2018 - 11:21 - Atualizado em 02/01/2018 - 11:25

A partir de 6 de fevereiro, estará aberto o novo período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2018. Os estudantes interessados poderão se candidatar pelo site do programa até o dia 9 do mesmo mês. 

Operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Fies é destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. 

Para disputar as vagas, os alunos precisam cumprir dois requisitos: ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das novas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a 0. 

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta per capita de até trêssalários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies; até cinco salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.

Novas regras

A partir desse ano, o financiamento vai funcionar sob novas regras. As normas, que criam 310 mil novas vagas, sendo 100 mil a juros zero, foram publicadas no Diário Oficial da União da última sexta-feira (29). 

O programa passou por alterações a partir de uma medida provisória enviada pelo governo ao Congresso Nacional. A MP foi aprovada em outubro pela Câmara e, em novembro, pelo Senado. 

O novo Fies é composto de três faixas - Fies 1, Fies 2 e Fies 3. A primeira modalidade corresponde ao financiamento ofertado diretamente pelo governo para o estudante representando a parcela de vagas a juros zero. Elas são reservadas a estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Esta modalidade terá o Fundo Garantidor composto de recursos da União e aportes das instituições de ensino. 

Já as modalidades 2 e 3 estão destinadas aos estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. O Fies 2 vai ofertar 150 mil vagas e visa atender estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, tendo como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais dessas regiões. Dentro do Fies 3, serão oferecidas 60 mil vagas para todo o Brasil, sendo os recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em ambos os casos, a taxa de juros vai variar de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento. 

As mantenedoras das instituições de ensino superior interessadas em participar do processo seletivo devem assinar um termo de participação entre 3 de janeiro até as 23h59 do dia 19 de janeiro.

Veja Mais