Hospital Santo Amaro volta a realizar exames vasculares na segunda

Unidade atenderá pacientes da região que forem encaminhados pelo Governo do Estado

02/11/2017 - 13:38 - Atualizado em 02/11/2017 - 13:38

Unidade estava desde agosto sem realizar exames, devido a condição do aparelho (Alberto Marques/AT)

Quem precisa de exames vasculares na Baixada Santista terá como opção o Hospital Santo Amaro, em Guarujá. Nesta quarta-feira (1), a administração da unidade informou que será retomada a realização dos procedimentos a partir de segunda-feira (6).

 

A Tribuna mostrou, em 20 de outubro, o drama de pacientes internados à espera de arteriografia e angioplastia, podendo ter os membros amputados.

Os exames não podiam ser realizados na região porque o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, está com o equipamento quebrado e o Santo Amaro, em Guarujá, deixou de prestar o serviço em agosto, sob a alegação da máquina estar velha e não apresentar resultados confiáveis.

Na época, a Prefeitura de Santos disse, após mobilização dos secretários de Saúde da região, que os procedimentos voltariam a ocorrer em 1º de novembro.

Questionada na quarta-feira, a assessoria de imprensa do Hospital Santo Amaro informou que rolou um teste na terça-feira (31) e tudo correu bem. Por conta disso decidiu voltar a fazer os exames a partir de segunda, atendendo à demanda do SUS na Baixada.

A notícia pode ser um alívio para pessoas como a empregada doméstica Creusa Pereira Costa, de 58 anos, que está hospitalizada no Santo Amaro desde o último dia 27.

A paciente tem o encaminhamento para fazer arteriografia desde julho e ainda não conseguiu passar pelo exame. “Ela fez ecodoppler, que acusou que as artérias da perna esquerda estavam entupidas, e precisa fazer a arteriografia para saber até onde”, conta a filha de Creusa, a estudante de Direito Dyana Costa, de 34 anos.

O problema que antes estava concentrado em um dos dedos do pé agora já se espalhou pelo membro, causando uma enorme ferida. “Os médicos informaram hoje (quarta) que minha mãe terá que aguardar 30 dias para fazer o exame. Ela não tem esse tempo”.

De acordo com o Santo Amaro, o atendimento será providenciado via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), do Governo do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que Creusa está sendo assistida e será encaminhada a uma unidade de referência para fazer o exame, mas não disse quando. O equipamento novo no Hospital Guilherme Álvaro tem previsão de funcionamento “ainda neste ano”.

Veja Mais