Horário de verão começa neste domingo; relógios devem ser adiantados em 1h

Ajuste deve ser feito nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e vale até 18 de fevereiro

11/10/2017 - 13:10 - Atualizado em 11/10/2017 - 13:25

Relógios devem ser adiantados à meia-noite de sábado (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)

O horário de verão 2017 começa neste domingo (15). Moradores de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora quando for meia-noite de sábado (14). 

 

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 18 de fevereiro do ano que vem.

O horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, com o objetivo de economizar energia no País em função do maior aproveitamento do período de luz solar. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. 

Neste ano, o governo chegou a cogitar o fim do programa, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o horário de verão vinha perdendo efetividade. Porém, a escassez de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas fez com que o governo repensasse a decisão. 

Veja Mais