Gravações de nova novela da Globo aumentam "ibope" de Guarujá

Praia de Pernambuco é cenário do capítulo de estreia da produção, nesta terça (31)

30/07/2018 - 12:38 - Atualizado em 30/07/2018 - 12:38

Belos cenários da Cidade têm atraído diversas produções audiovisuais (Foto: Carlos Nogueira/AT)

A nova novela da Globo das 19 horas, O Tempo Não Para, pode trazer mais que entretenimento para os moradores da Baixada Santista. Com a Praia de Pernambuco como cenário dos primeiros capítulos, a expectativa é que essa divulgação da Cidade para o resto do País possa movimentar o Turismo e o comércio locais.

Em maio, a equipe do folhetim passou quatro dias na Cidade, produzindo e gravando as cenas que mostram a localização de personagens que foram congelados em um acidente em 1886.

Um dos motivos que levou a escolha da Pérola do Atlântico como locação para as cenas externas foi a iluminação natural da área. “Competimos com cidades como Ubatuba, Búzios e outra do Nordeste, mas o que foi decisivo foi a luminosidade que temos aqui”, explica o secretário municipal de Cultura, Paulo Fiorotto.

Ele acredita também que como a Cidade é identificada, o belo cenário vai despertar interesse das pessoas a virem conhecer as praias da região.

“Eu acho que estar na telinha, para tanta gente ver, vai mudar o conceito que o pessoal tem daqui e fazer com que o público tenha vontade de ver de perto o que temos de bom para oferecer”, afirma o comerciante Charles Lima, de 23 anos, que trabalha em uma barraca no local onde foram feitas as filmagens.

Mas, antes mesmo de ir ao ar, o trabalho realizado na Baixada Santista já rendeu frutos para alguns moradores daqui. Para a gravação, foram contratados seguranças, figurantes e pessoal de apoio da região. “Acredito que nos quatro dias, cerca de 350 pessoas tenham conseguido um emprego temporário. E isso é muito positivo”.

O secretário acredita que, além dos trabalhos gerados e de um aumento no Turismo, a produção audiovisual pode ajudar a população de outra forma. “É um resgate da autoestima do guarujaense. Nos últimos tempos, a Cidade vem sendo palco de notícias de fatos desagradáveis e agora temos essa oportunidade de ver a região retratada de uma maneira positiva”.

“Estamos falando de uma exposição para mais de 100 países. E isso nos dá uma boa visibilidade e desperta também a curiosidade das pessoas para conhecer a Cidade”, afirma o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, Jairo Nobre.

Mais filmagens

Ele afirma que, apesar de ser frequente encontrar pelas ruas do município equipes de filmagem, nem sempre o local é identificado por quem assiste às produções. “Nossas belezas naturais já aparecem nas TVs, mas nem sempre é citado que se trata de Guarujá”.

Fiorotto afirma que a novela da TV Globo é a “cereja do bolo” no trabalho que vem sendo realizado na cidade. No ano passado, foi criada a Film Comission, uma comissão municipal que tem como objetivo estimular a produção audiovisual.

Apenas neste ano, o órgão já facilitou a vinda de 23 produções para a cidade, que foi cenário para a segunda temporada de 3%, da Netflix, e de outra obra da HBO.

Na semana passada, uma produtora também usou a Praia de Pernambuco para um comercial internacional da Samsung.

Estreia de gala

Para o primeiro capítulo da novela, a Prefeitura pretende fazer um evento especial no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com antecedência. Quem quiser, pode doar dois quilos de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade.

Veja Mais