Governo santista anuncia reforma administrativa e criação de secretaria

Mudanças atingem as pastas de Cultura, Turismo e Serviços Públicos

09/02/2018 - 11:31 - Atualizado em 09/02/2018 - 11:36

Principal mudança é a criação da pasta de 
Desenvolvimento Social (Foto: Arquivo)

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), anunciou uma reforma administrativa para fazer ajustes pontuais em algumas secretarias. As mudanças ocorreram diante das queixas de integrantes da base aliada e após duas semanas da divulgação de uma pesquisa que apontou que 47,5% dos entrevistados desaprovam a forma como o chefe do Executivo vem administrando a Cidade. 

A principal mudança é a criação da pasta de Desenvolvimento Social, resultado da absorção, pela antiga Secretaria de Assistência Social (Seas), de órgãos da também extinta pasta de Relações Institucionais e Cidadania (Seric).

A nova secretaria será comandada pelo administrador de empresas Flávio Jordão, que está à frente da Seric e comandou a Ouvidoria na primeira gestão do tucano. 

A Seas vinha sendo comandada interinamente pelo secretário-adjunto, Humberto Martinez de Souza, desde a saída da assistente social Rosana Russo. Servidora de carreira, ela se aposentou no início deste ano.

Dança das cadeiras

O chefe do Executivo anunciou ainda o retorno do ex-vereador e ex-presidente da Prodesan, Odair Gonzalez (PR), para a Administração Municipal. Ele será designado para comandar o Turismo.

Já o atual titular dessa pasta, Rafael Leal, retornará para a Cultura, onde atuou como secretário-adjunto na primeira gestão de Barbosa, e assumirá o lugar do ex-vereador Fábio Alexandre Nunes, o Professor Fabião (PSB). 

O socialista confirmou para A Tribuna que deverá sair candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. Atualmente, ele é o primeiro suplente da sigla na Assembleia Legislativa.

Já o engenheiro civil Carlos Alberto Tavares Russo deixará a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). Em seu lugar, assume a subprefeita da Zona da Orla e Intermediária, Fabiana Ramos Garcia Pires, que também é engenheira e servidora pública de carreira. 

Russo estava à frente da Seserp desde 2010, quando essa pasta foi criada pelo ex-prefeito e atual deputado federal João Paulo Papa (PSDB). Ele continuará na Administração em uma função de assessoramento da Secretaria de Governo, para o acompanhamento dos projetos estruturantes, como o da entrada da Cidade (pela Via Anchieta). 

Veja Mais