Frente fria deve derrubar a temperatura na Baixada Santista neste sábado

Meteorologistas afirmam que final de semana deve ser nublado e com chances de chuva fraca

20/07/2018 - 15:33 - Atualizado em 20/07/2018 - 15:33

Tempo deve mudar a partir de sábado na Baixada Santista (Foto: Alexsander Ferraz/ AT)

Os dias mais quentes que estão predominando na região ao longo da semana podem ter fim. Uma frente fria vinda do Sul do País poderá interromper o calor na tarde deste sábado (21) , com mudança no tempo na parte da noite, rajadas de ventos moderados e chuva fraca. 

De acordo com o Instituto Climatempo, o tempo abafado desta sexta-feira (20) se deve ao "calor pré-frontal" que deixa o ar mais quente do que o normal sempre um dia antes da chegada de uma frente fria.  De acordo com a  Base Aérea de Santos, a temperatura chegou aos 29ºC na Baixada Santista.

O calor permanece pelo menos até a manhã de sábado. O dia começa com termômetros na casa dos 31ºC. O tempo muda à tarde e o frio chega à noite, com mínima de 18°C e previsão de chuva fraca.

A previsão é confirmada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec). Segundo os climatologistas, a mudança manterá o tempo fechado.

Como consequência da frente fria e dos ventos marítimos, no domingo (22), o dia amanhecerá nublado, com risco de chuva fraca a qualquer hora, de acordo com o Climatempo. Ao contrário desta sexta-feira, a temperatura ficará amena, com previsão de máxima de 24°C.

Próxima semana

O tempo fechado deve permanecer na região na próxima semana. A frente fria já vai ter se afastado do mar, mas os ventos marítimos continuarão persistentes e manterão as temperaturas amenas, com termômetros marcando até 26ºC.

O forte nevoeiro que atingiu a região na última quinta-feira (19) na Baixada Santista está se dissipando e não deve voltar a ser visto. Segundo o Cpetec, o fenômeno demorou para deixar a região por ser classificado como "advectivo", ou seja, que surge devido à combinação do ar quente que encontra o oceano frio. Este tipo de nebulosidade demanda mais tempo para se desfazer.

O Climatempo também assegura que a névoa não deve voltar à região e diz que há possibilidade apenas de nevoeiros nas áreas de serra, devido à alta umidade.

Veja Mais